Ligações mais do que prováveis

A segunda edição do FIC.A – Festival Internacional de Ciência, que decorreu entre 10 e 16 de outubro, procurou inspirar os visitantes com as dinâmicas da ciência e engenharia. Um admirável mundo novo.

Também os parceiros da campanha #ClimateOfChange acreditam na importância da ciência, que aliás, tem sido inquestionável para as atividades de conhecimento desenvolvidas, que revelaram os impactos multidisciplinares da crise ambiental.

Mas como comunicar o conhecimento adquirido?

Através da mobilização dos cidadãos, assente em dinâmicas, práticas e valores da cidadania global.

A oportunidade de promovermos no espaço do FIC.A duas exposições sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em que interligámos os ODS com os impactos e desafios ambientais, permitiu-nos trabalhar de forma mais dinâmica esta dimensão da mobilização, fundamental para a prática da cidadania global.

Pobreza, Soberania Alimentar, Saúde, Educação, Igualdade de Género, Emprego Digno, entre outros temas dos ODS, estão diretamente ligados com as alterações climáticas, por isso afirmamos que não podemos falar de justiça social sem falar de justiça climática e vice-versa. Desafios para os quais, também a ciência tem procurado dar respostas cada vez mais imediatas.

Comunicar com outros públicos, e estar presente em eventos, que há partida podem parecer muito longe do universo da cidadania global, são também caminhos de afirmação da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global. São também uma oportunidade única para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da campanha #ClimateOfChange e garantir que mais jovens estão mobilizados para a necessária mudança ambiental, social e económica que necessitamos para garantir um mundo mais justo e sustentável.

Não temos robots, nem o carro de Fórmula 1, e ainda não temos a máquina de impressão em 3D… mas temos paixão pela promoção da justiça social e justiça climática e, por isso, aguardamos pela 3ª Edição do FIC.A para garantir que continuamos a alargar as fronteiras do nosso conhecimento, das nossas práticas e das nossas parcerias.

Spread the love