A reunião de parceiros do dia 2 de dezembro marcou o início do projeto: “FACT – Foster Awareness on the relevance of Checking the Truth”. Nos próximos 18 meses, 9 parceiros europeus partilham uma preocupação comum: a disseminação da desinformação, com impacto negativo nos processos democráticos e no debate social.

Enquanto fenómeno cada vez em expansão, a desinformação pode afetar o debate democrático e a expressão do voto, com base em notícias falsas que mudam e modificam a orientação dos cidadãos e fazer o eleitor exprimir uma preferência condicionada por falsas notícias. Não se trata de um fenómeno novo, mas o aumento da utilização da internet e das redes sociais, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias digitais, revolucionaram a forma como os cidadãos são informados sobre a atualidade.

A desinformação centra-se tipicamente em tópicos sensíveis que podem polarizar a sociedade, inflamar discussões e produzir notícias falsas mais facilmente veiculadas e partilhadas. Estes tópicos podem incluir migrações, alterações climáticas, saúde, tais como campanhas anti-vacinação ou questões de justiça social.

O FACT tem por objetivo reunir um leque diversificado de pessoas de diferentes origens (idade, género, nível de educação) em atividades diretamente ligadas às políticas da UE contra a desinformação. Pretende-se sensibilizar 360 jovens para a importância de veicularem informação, real, correta e independente sobre factos; e 2.000 pessoas com mais de 55 anos que, na sequência da análise das necessidades, são o alvo mais vulnerável, no que diz respeito à influência das notícias falsas.

O FACT é um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa CERV (Citizens, Equality, Rights and Values Programme).

Spread the love