Será lançado no início do próximo ano o concurso de apoio a terceiros dirigido às associações de produtores associadas às cooperativas CECAFEB – Cooperativa de Exportação de Café Biológico, CECAQ-11 – Cooperativa de Exportação de Cacau de Qualidade e CEPIBA – Cooperativa de Exportação de Pimenta Biológica, beneficiárias do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE). Estes apoios terão como principal objetivo a melhoria da produtividade e rentabilidade das associações produtoras, de forma sustentável.
Neste sentido, o PAFAE recebeu, entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, o responsável de subvenções e o gestor de subvenções da Ação Ianda Guiné! Djuntu*, Alexandre Na Lamba e Iaia Djau, respetivamente. O objetivo da assistência técnica foi apresentar a metodologia Djuntu aos técnicos do PAFAE, nomeadamente ao técnico de subvenções, que irá conduzir todo o processo de gestão e implementação dos projetos financiados no âmbito do PAFAE durante os próximos anos.
O método Djuntu tem vindo a ser aplicado desde há 4 anos em todo o território da Guiné-Bissau e tem-se revelado muito eficaz em todas as etapas do processo de subvenção de projetos, tendo como principal objetivo conseguir com que os cidadãos da Guiné-Bissau sejam os protagonistas na resolução de problemas coletivos das suas comunidades e associações. O método está desenhado para reforçar a participação e atuação de Coletivos de Cidadãos Organizados para a resolução dos seus problemas, uma metodologia extremamente participativa envolvendo as comunidades, e que servirá de base para todo o processo de atribuição de subvenções no contexto do PAFAE.
A assistência técnica dos responsáveis pela Ação Ianda Guiné! Djuntu a São Tomé teve como foco a formação da equipa do PAFAE e o acompanhamento das primeiras sessões de esclarecimento às associações a concurso. Embora nesta primeira fase, o foco seja informar e dar a conhecer esta oportunidade de apoio às associações, é muito importante motivar e consciencializar desde já todos os produtores para a necessidade de pensarem em projetos de forma participativa. Exemplos de projetos elegíveis a concurso são projetos de apoio ao aumento da produção e produtividade, construção/reparação de infraestruturas, transporte e armazenamento, apoios específicos aos produtores associados ou outras componentes ligadas à produção e/ou transformação de culturas e de apoio à comercialização.
Este intercâmbio entre projetos implementados pelo IMVF demonstrou ser muito positivo, não só do ponto de vista de partilha de conhecimento e boas práticas de gestão e dinamização comunitária, como mostrou ser uma oportunidade de conhecer e comparar realidades, desafios, dificuldades e soluções para o dia-a-dia da execução dos projetos numa lógica de cooperação Sul-Sul.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação de São Tomé e Príncipe (PAFAE) é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe.
*A Ação Ianda Guiné! Djuntu, implementada pelo IMVF, é uma das 8 Ações do Ianda Guiné!, um programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.