Foi entregue, no passado dia 16 de dezembro, mais um lote de equipamentos e consumíveis, com destaque para reagentes, destinados aos laboratórios de análises clínicas dos centros de saúde dos distritos de Água Grande, Lobata e Cantagalo, no quadro do projeto Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe.
No ato da entrega, que decorreu nos escritórios do projeto, em São Tomé, estiveram presentes o Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Célsio Junqueira, o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo e o Representante do IMVF/AMVF no país, Dr. António Lima.
“A oferta vem ainda a tempo de compensar determinadas roturas que temos tido sobretudo na área dos reagentes e equipamentos de hematologia”, afirmou o Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Célsio Junqueira.
O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo realçou o “balanço positivo das atividades realizadas até agora a nível de fornecimento de equipamentos, reagentes, materiais e consumíveis laboratoriais, bem como na formação e capacitação dos profissionais são-tomenses na manutenção e gestão dos equipamentos.”
O projeto Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe tem vindo a promover o acesso a meios complementares de diagnóstico laboratoriais a nível central e distrital, através da reabilitação, apetrechamento e operacionalização das 8 infraestruturas laboratoriais do país, bem como da assistência técnica e formação para a prestação de cuidados preventivos e primários ao nível distrital.
O projeto é implementado pela AMVF/IMVF, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P.