A sigla COP está-se a tornar cada vez mais familiar para todos. Mas isso não é de estranhar, tendo em conta que já decorreram 27 edições da Conferência das Partes (COP) na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC).  

O que não é tão conhecido são as duas semanas de trabalho intensivo durante a Conferência do Clima de Bona, que preparam anualmente decisões a adotar durante a COP. Representantes de todos os países estão atualmente na cidade alemã de Bona, a fazer o trabalho de casa para o que será decidido nos Emirados Árabes Unidos em dezembro próximo. 

Como parte da agenda, decorreram diversas sessões focadas nos jovens, no âmbito da Ação para o Empoderamento Climático (ACE): esta é uma ferramenta criada na COP21 em Paris e que pretende mobilizar cidadãos, principalmente os mais novos, para a ação climática. 

Apesar de a COP estar quase a celebrar três décadas – e consigo os esforços globais para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e salvar o nosso Planeta e Pessoas -, este enfoque nos jovens é bastante mais ‘juvenil’. Mas existe! E por isso não perdemos a esperança de que o objetivo climático de limitar o aquecimento global aos 1.5ºC eventualmente saia do papel e se torne uma realidade. 

O People & Planet também tem contribuído para o avanço da ACE: o projeto marcou presença num evento paralelo à COP27, a convite da BRIDGES – Sustainability Science Coalition – uma iniciativa da UNESCO. Em casa, o projeto continua a mobilizar os jovens cidadãos para a ação climática. Pode descobrir mais do que se faz nos países People & Planet aqui. 

(Re)vê a participação do People & Planet na COP27:

Spread the love