O Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca de São Tomé e Príncipe, Abel Bom Jesus visitou o Viveiro de Coco de Fraternidade, onde testemunhou os avanços já consolidados por parte do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) São Tomé e Príncipe na Fileira de Coco.
Até ao momento, já foram entregues aos produtores de coco cerca de 6.000 plantas de coqueiro – o correspondente a cerca de 60 hectares de coqueiros plantados – estando prevista, até ao final do projeto, a entrega de 15.000 plantas.
Seguiu-se a visita a uma parcela de um produtor de coco beneficiário do PAFAE e a entrega de 100 plantas de coqueiro – que se vieram juntar às 2000 plantas já distribuídas aos membros da Associação Condja Maculu, em Angolares.
Por fim, o Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca visitou o Campo Demonstrativo de Café de Caridade, que, à semelhança dos restantes campos-escola dinamizados com o apoio do projeto, tem vindo a promover a adoção de boas práticas agrícolas nas várias culturas de exportação, e contribuído também para fomentar a diversificação de outras culturas, como por exemplo, açafrão, gengibre, ananás, banana-pão, matabala, de forma a potenciar o aumento do rendimento dos produtores.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.
Veja a Reportagem da TVS (21’48 e 25’17) aqui.