A sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são temas trabalhados na ilha do Maio, em Cabo Verde, pelo projeto People & Planet.
À semelhança do que aconteceu em 2022, o projeto organizou um encontro do Grupo Consultivo de Jovens para o Clima de Cabo Verde, um dos países-parceiros do projeto. Os 17 jovens, com idades entre os 15 e os 30 anos, estiveram reunidos durante 3 dias na Ilha do Maio, onde mergulharam nos vários temas da Agenda 2030 e refletiram sobre a sustentabilidade.
Os Grupos Consultivos de Jovens (GCJ) procuram ser um espaço de reflexão sobre questões críticas da nossa sociedade e sobre qual o papel que os jovens podem desempenhar nesse contexto. Têm como missão dar aos jovens ferramentas que permitam elaborar propostas concretas para solucionar os problemas que os preocupam, bem como amplificar a sua voz para a partilha com decisores políticos locais, nacionais e europeus dessas ideias que provoquem mudanças positivas.
Como resultado desta reflexão, o grupo de jovens de Cabo Verde está a atualmente organizar uma atividade de sensibilização sobre sustentabilidade e os ODS, inserida no Programa de Verão da Câmara Municipal do Maio, Nô Djunta Mon para a Sustentabilidade em Djarmai.
Porque a agenda para a sustentabilidade é universal e precisa do contributo de todos, o People & Planet tem também trabalhado com os técnicos da Câmara Municipal do Maio e as Delegações. Durante 2 dias, 10 técnicos participaram numa formação sobre a Localização dos ODS.
Localização dos ODS refere-se tanto à forma como os governos locais e regionais podem apoiar a realização dos ODS por meio de ações “de baixo para cima”, quanto à forma como os ODS podem fornecer uma alavanca para uma política de desenvolvimento local. – In, Learning Module 2: Territorial Planning to Achieve the SDGs, Nações Unidas
Esta nova formação permitiu aos técnicos do Maio olhar para os problemas do município de um novo ângulo, fomentando a partilha de ideias e a reflexão entre pares.
O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.