O People & Planet juntou-se a um conjunto de jovens, no passado dia 22 de julho para debater a sustentabilidade e procurar formas de diminuirmos o desperdício no nosso dia a dia. A atividade teve como contexto o encerramento da exposição “Living Among What’s Left Behind” do fotojornalista Mário Cruz.

Esta exposição, que durante 3 meses enriqueceu a Quinta da Gruta, no Complexo de Educação Ambiental da Maia, revela as condições de vida no rio Pasig, nas Filipinas, um dos rios mais poluídos do mundo, onde as pessoas “vivem da própria poluição”.

O dia começou com uma palestra de Mário Cruz, que falou sobre o seu trabalho e qual a responsabilidade do jornalismo fotográfico na defesa do Desenvolvimento Sustentável e da proteção ambiental, bem como da capacidade deste meio em alertar para os desafios globais que frequentemente passam despercebidos na realidade local. Houve também uma visita guiada do grupo à exposição.

A atividade seguinte foi um workshop de “artivismo”, utilizando como inspiração as palavras e imagens de Mário Cruz. Esta atividade desafiou o grupo a transformar lixo e outros materiais descartados numa peça de arte através de upcycling, e resultou numa reinterpretação criativa de “O Pensador” de Rodin, simbolizando a reflexão sobre o lixo que geramos diariamente e o impacto ambiental que ele representa.

O evento não se limitou à criação artística – no fim, foi dinamizada uma sessão de cozinha sustentável. Os jovens participantes tiveram a oportunidade de preparar e degustar um lanche produzido com desperdício zero, ou seja, uma refeição que aproveitasse todas as partes dos ingredientes utilizados, mesmo aquelas que geralmente acabam no lixo. As pessoas participantes foram envolvidas diretamente na preparação da comida, aprendendo assim dicas práticas sobre a importância da redução do desperdício alimentar.

Durante todas as etapas do evento, foi reforçada a ligação entre as atividades realizadas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a escassez de água, e as temáticas abordadas pelo Projeto People & Planet. O evento proporcionou uma experiência imersiva e inspiradora, capacitando as pessoas jovens a serem agentes de mudança nas suas comunidades. Ao abordar questões de desperdício, sustentabilidade e consciencialização global, a iniciativa demonstrou como a arte, a educação e a comunicação se podem unir para promover um futuro mais sustentável.

O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.

Spread the love