Após vários encontros online promovidos pela Ação Ianda Guiné! Djuntu desde 2020, entre eles a realização da 1ª Conferência Internacional da diáspora bissau-guineense, em Bissau, e o Estudo com o mapeamento das organizações da diáspora bissau guineense, as Organizações da Sociedade Civil da Diáspora, criaram uma Plataforma das Organizações da Diáspora.

Estando localizadas em diferentes pontos do mundo, as organizações da diáspora Bissau-guineense, de forma autónoma, criaram uma Comissão Instaladora para esta Plataforma, cujo objetivo é trabalhar em conjunto para coordenar, de forma mais concertada, as diferentes organizações da diáspora num diálogo estruturado que contribua para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

No final de novembro de 2023, será dinamizado pelo Ianda Guiné! Djuntu um Encontro de trabalho em formato híbrido, online e presencial em Lisboa, com os responsáveis pelas organizações da diáspora, tendo como intuito principal tratar a sustentabilidade da Plataforma, promover o encontro e o diálogo presencial entre as organizações e o governo da Guiné-Bissau e estabelecer ações para um trabalho participado e concertado. Neste sentido, no dia 2 de outubro de 2023, realizou-se nova reunião entre a Comissão Instaladora da Plataforma e o Ianda Guiné! Djuntu, onde entre outros assuntos se iniciou a preparação do Encontro. Fizeram parte desta reunião, diversas organizações de Portugal, Países Baixos, Luxemburgo, Brasil, França e Cabo-Verde.

Implementada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr – IMVF, a Ação Ianda Guiné! Djuntu é uma das 8 Ações do Ianda Guiné! Nó lanta, nó pega, um Programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.

Spread the love