O Instituto Nacional para a Promoção da Igualdade e Equidade de Género (INPG) de São Tomé e Príncipe e o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, assinaram um memorando de entendimento que estabelece a colaboração entre as duas entidades para a implementação da estratégia de género do PAFAE, de acordo com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção dos principais atores do setor agrícola ao nível das questões de género.
O evento de assinatura deste memorando – que vigorará até ao final do projeto – culminou com o encerramento de uma ação de capacitação de 8 dias sobre temáticas de igualdade e equidade de género dirigida a 25 formandos, entre técnicos do PAFAE, técnicos do INPG e técnicos do CADR (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Rural), que nos próximos meses irão liderar a implementação da estratégia de género no terreno, assumindo-se como multiplicadores de conhecimentos junto dos beneficiários do projeto, e contribuindo, assim, para promover a igualdade de género e reforçar o papel das mulheres no setor agrícola.
A estreita articulação entre o INPG e o PAFAE para apoio e acompanhamento no reforço e na implementação de uma estratégia de intervenção transversal na área do género é crucial, na medida em que o INGP é o organismo do estado que assegura a promoção da mulher e da igualdade e equidade de género em São Tomé e Príncipe.
A Diretora do INPG, Dra. Alda Ramos salientou a importância dos temas abordados ao longo da ação de formação. “Falar sobre igualdade e equidade de género é algo bastante importante e bastante preocupante, que vem sendo falado há algum tempo, mas que continua a parecer um tema novo, uma preocupação nova, portanto nunca é demais conseguirmos obter parcerias para falarmos, refletirmos e aprendemos muito mais em relação às questões da igualdade e equidade de género.” E deixou um apelo: “O INPG conta com a contribuição de todos os formandos e demais parceiros para que consigamos aplicar tudo aquilo que aprendemos nas comunidades onde formos destacados para trabalhar”.
O Representante do IMVF em São Tomé e Príncipe, Dr. António Lima referiu: “Acreditamos que com a implementação desta estratégia de género, as mulheres estarão em condições de terem uma participação mais ativa e de darem uma contribuição decisiva no fortalecimento da economia do país”, afirmou o Dr. António Lima. “Acreditamos que se as mulheres estiverem no cerne da decisão, o mundo será mais justo, mais equilibrado e mais solidário do que é atualmente.”, concluiu o Dr. António Lima.
A Dra. Vera Cravid, Presidente da Associação São-Tomense de Mulheres Juristas – entidade que elaborou a estratégia de género e os conteúdos programáticos da formação em conjunto com a equipa do PAFAE – deixou uma palavra de apreço aos formandos pelo empenho demonstrado ao longo da atividade formativa e acrescentou. “Tenho esperança de que façam bom uso dos conteúdos ministrados ao longo destes 8 dias e que possam transmitir da melhor forma os ensinamentos apreendidos, de modo a colhermos os resultados que todos nós almejamos com esta estratégia que foi traçada”.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca de São Tomé e Príncipe.