A ação Ianda Guiné! Galinhas, em estreita coordenação com as autoridades sanitárias veterinárias da Guiné-Bissau – a Direção-geral de Pecuária, e em observação da legislação da Guiné-Bissau – lançou um concurso para a abertura de três farmácias veterinárias no país. Como resultado, as famílias criadoras de galinhas e empreendedores beneficiam hoje de uma farmácia veterinária em Gabu, uma em Bafatá e uma em Bissau.
O evento de lançamento da farmácia de Bissau terá lugar 27 de novembro, às 8h30, na sede da Direção-geral de Pecuária, Estrada da Granja, em Bissau. Na cerimónia serão formalmente inauguradas as instalações complementadas com a entrega de equipamentos laboratoriais à Direção-geral de Pecuária, bem como kits de apoio às campanhas de vacinação. A farmácia veterinária foi melhorada, a nível de recuperação das infraestruturas, dotada de equipamentos fotovoltaicos para fornecimento de energia verde, sistema de frio para armazenamento de medicamentos e vacinas e um conjunto de medicamentos veterinários.
O programa do evento:
08h30 | Intervenções
- Carolina Quina, Administradora, IMVF
- Martina Pizzolato, Representante de País, Mani Tese;
- Ivo Baldé, Gestor de Projetos Delegação da União Europeia;
- Mamadu Saliu Lamba, Ministro da Agricultura da Guiné-Bissau
09h00 | Inauguração da farmácia
A ação Ianda Guiné! Galinhas, umas das 8 ações do programa Ianda Guiné!, financiado pela da União Europeia, pretende contribuir para a estruturação da fileira avícola na Guiné-Bissau, promovendo oportunidades de desenvolvimento socioeconómico, implementou um programa de avicultura familiar, com enfoque nas mulheres e jovens. Integra uma componente de assistência sanitária com incidência na formação técnica em avicultura para empreendedores e avicultores familiares, campanhas de vacinação de galinhas e a criação de serviços descentralizados aos avicultores.
De entre os maiores desafios que se colocam à criação animal, nomeadamente à criação de galinhas, destaca-se o acesso a matérias-primas como galinhas poedeiras, pintos de dia, ração e acesso a medicamentos. Com as empresas avícolas locais – a CEDAVES e a Piu Piu Awara – tem sido possível melhorar o acesso a fatores de produção, porém, o acesso a medicamentos é feito nos lumus (mercados informais), comercializado por agentes económicos sem formação especializada que adquirem os medicamentos no Senegal e os vendem sem cadeia de frio, desconhecendo as bulas medicamentosas, apenas com base na experiência pessoal como criadores.
A Ação Ianda Guiné! Galinhas é implementada pelo ONG italiana MANI TESE, pelo IMVF, pela ONG guineense Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito de Ianda Guiné!, um programa da União Europeia desenvolvido em parceria com oito ações complementares, coerentes e harmonizadas que concorrem para o mesmo objetivo: promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas.