As Organizações da Diáspora Bissau-guineense reuniram-se no dia 25 de novembro de 2023, em Lisboa, para debater o papel da Diáspora no processo de Desenvolvimento Sustentável da Guiné-Bissau.  O 7º Encontro de Organizações da Diáspora da Guiné-Bissau, dinamizado pela Ação Ianda Guiné! Djuntu, em parceria com a Plataforma da Diáspora Guineense, teve lugar no auditório da Agência para Integração Migrações e Asilo (AIMA) das 9h30 às 17h30, tendo sido também transmitido online para todas as Organizações da Diáspora.

O Encontro, que contou com 31 participantes presenciais e 33 participantes online, promoveu o debate e diálogo estruturado concertado, entre organizações, no sentido de dar continuidade ao trabalho em Rede entre as mesmas e garantir que seja assegurado futuramente.

Contando com a presença de membros de embaixadas a nível europeu e da Secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau no painel, foi possível reconhecer os principais entraves na atividade das organizações e promover a partilha e troca de conhecimentos e ideias para a sustentabilidade deste trabalho em Rede. Ao longo do dia foram também apresentadas as áreas e locais de intervenção de cada Organização da Diáspora, assim como todo o trabalho desenvolvido pela Ação Ianda Guiné! Djuntu, desde o início do projeto em 2019, e a apresentação da Plataforma da Diáspora Guineense.

Após o Encontro, as Organizações deixaram as seguintes recomendações para a boa implementação da Rede/Plataforma da Diáspora, criada em conjunto com as Organizações da Diáspora e a Ação Ianda Guiné! Djuntu:

  • Necessidade de integração e participação de mais organizações nas atividades da Diáspora.
  • Criação e manutenção da relação com membros do governo e diplomáticos – criação de parcerias estratégicas.
  • Organização de mais encontros entre as organizações, nomeadamente presencialmente em Bissau.
  • Estabelecimento de um trabalho em Rede de forma coordenada, sendo referido o enraizamento de compromissos, experiência e conhecimentos.
  • Criação de sinergias a nível Internacional e nacional com parceiros interessados na causa social.
  • Contacto permanente com todas as organizações da Diáspora, de modo a promover o trabalho em equipa.
  • Elaboração de estatutos e regulamento interno, Constituição Formal e Corpos Sociais Eleitos / Nomeados de forma representativa.

Consulte o resumo do Encontro aqui.

As apresentações dos/as oradores/as AQUI.

(Re)veja os destaques do Encontro aqui.

A Ação Ianda Guiné! Djuntu, implementada pelo IMVF, é uma das 8 Ações do Ianda Guiné! Nó lanta, nó pega, um Programa da União Europeia de oportunidades sociais e económicas para a população da Guiné-Bissau.

Spread the love