A Ação Ianda Guiné! Galinhas vai apresentar um manual e guia sobre avicultura, numa sessão online, no dia 21 de dezembro, às 14h30.

Nesta sessão será apresentado oficialmente o Manual de Produção e Sanidade Avícola, no qual se sistematizou os conhecimentos conferidos nas formações ao longo do projeto. É uma ferramenta para avicultores, empreendedores, veterinários, técnicos da Direção de Pecuária, paraveterinários, estudantes de engenharia agronómica, zootécnica entre outras variantes relacionadas com a saúde e produção animal, e todos os interessados no desenvolvimento rural e agronegócio. Este manual permite ao leitor uma visão holística de todo o sector avícola abordando temas que partem da escolha da espécie de ave, passando pelas instalações de maneio até à comercialização do produto final, permitindo uma melhor compreensão de toda a fileira.

Será igualmente apresentado o “Guia de interpretação da bula dos medicamentos e biossegurança aviária”. Este livro surge como um complemento ao Manual de Produção e Sanidade Avícola, apresentando-se com um formato mais esquemático e simplificado, focado, essencialmente, nas questões de saúde animal, destinado a avicultores, técnicos de saúde animal comunitária, e técnicos de farmácia veterinária. O Guia orienta o leitor na interpretação da informação que acompanha os medicamentos veterinários, bem como na implementação de medidas conducentes à criação de barreiras para diminuir os riscos de introdução e disseminação de agentes causadores de doenças nas explorações pecuárias

A apresentação dos dois manuais será via Zoom:

O programa do evento é o seguinte:

14h30 | Intervenções

  • João Monteiro, Coordenador de Projetos, IMVF
  • Bernardo Cassamá, Diretor, Direção-Geral de Pecuária da Guiné-Bissau

14h50 | Apresentação de manual e guia biossanitário

  • Hélder Quintas, Médico Veterinário, Docente ESA/IPB, CIMO
  • Ramiro Valentim, Engenheiro Zootécnico e Docente ESA/IPB
  • Óscar Mateus, Enfermeiro Veterinário, IMVF

A ação Ianda Guiné! Galinhas promove um programa de avicultura familiar (PAF) na Guiné-Bissau, abrangendo mulheres e jovens, bem como um programa de assistência sanitária com incidência na formação técnica em avicultura para empreendedores e avicultores familiares, campanhas de vacinação de aves e o apoio à criação de serviços descentralizados, através de farmácias veterinárias e uma rede de técnicos de saúde animal comunitários – paraveterinários.

No âmbito da formação em saúde animal, promoveu três ações de formação técnico-profissionais, coordenadas pelo IMVF, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária, com o apoio da Escola de Artes e Ofícios de Quelelé, Bissau, e por fim, com o apoio ativo da Direção-geral de Pecuária do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau. Foram formados 62 avicultores entre 2020 e 2022, para além de outras formações descentralizadas, foi igualmente apoiada a criação de uma rede de três farmácias veterinárias no país, bem como uma associação de paraveterinários – Associação de Paraveterinários da Guiné-Bissau (APAV-GB), que tem colaborado nas campanhas de vacinação integrando a equipa da ação Ianda Guiné! Galinhas e da Direção-geral de Pecuária.

A Ação Ianda Guiné! Galinhas é implementada pelo ONG italiana MANI TESE, pelo IMVF, pela ONG guineense Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito de Ianda Guiné!, um programa da União Europeia desenvolvido em parceria com oito ações complementares, coerentes e harmonizadas que concorrem para o mesmo objetivo: promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas.

Spread the love