Das alpacas aos camelos bactrianos, dos dromedários, guanacos e lamas, às vicunhas, os camelídeos contribuem para a segurança alimentar e nutricional de muitas populações, e para o crescimento económico, além de terem um forte significado cultural para as comunidades de todo o mundo. O Ano Internacional dos Camelídeos (IYC 2024) destaca a forma como os camelídeos são fundamentais para a subsistência de milhões de famílias em mais de 90 países. O IYC 2024 constitui uma oportunidade única para aumentar a sensibilização para o papel dos camelídeos no desenvolvimento da resiliência às alterações climáticas – em especial nas montanhas e nas terras áridas e semiáridas.
O importante papel dos camelídeos na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Achas que os camelídeos são só sobre ODS 15? Olha que não.
Estes animais mostram bem como os objetivos da Agenda 2030 estão tão interligados. Para além de contribuírem para a luta contra a fome – ODS 2, a erradicação da pobreza extrema – ODS 1, o empoderamento das mulheres – ODS 5, também podemos falar da utilização sustentável dos ecossistemas terrestres – ODS 15, da proteção e restauro de ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas húmidas, rios, aquíferos e lagos – ODS 6 e da promoção do turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais – ODS 8.
Desde o fornecimento de leite, carne e lã para as comunidades, até ao transporte de produtos e pessoas, passando pelo adubo orgânico, os camelídeos prosperam onde outras espécies de gado não conseguem sobreviver.
Porque está o projeto People & Planet entusiasmado com os camelídeos?
Não somos camelos. Usa a água de forma responsável.
O People & Planet tem vindo a dizê-lo há 3 anos e agora, até a ONU concorda connosco – os camelos e os seus primos podem ensinar-nos muito sobre sustentabilidade. Relembremos a campanha Water of the Future lançada no Dia Mundial da Água, a 22 de março de 2022, com o mote “Não somos camelos”.
A escassez de água é um dos grandes desafios que temos de enfrentar: agora, e nos próximos anos. A campanha quis trazer esta questão para as agendas públicas, incentivando a mudar consciências e, acima de tudo, os comportamentos de cada pessoa.
O People & Planet tem vindo a utilizar a campanha também como forma de consciencializar os jovens europeus sobre a importância deste recurso e a mobilizá-los para a sua preservação – quer seja visível ou invisível, dada a importância da pegada hídrica (invisível) no nosso consumo diário. Por exemplo, aproveitando a Conferência da ONU em 2023, o projeto trabalhou com jovens para aprofundar os seus conhecimentos sobre este tema, e refletir sobre as suas principais preocupações e respetivas soluções. O resultado? Um VOX-POP bastante informativo e a Declaração dos Jovens Europeus, que inclui ideias nas mais diversas áreas. O People & Planet não pôde levar os jovens a Nova Iorque, onde a Conferencia decorreu, mas fez – e faz questão de levar as suas vozes a diversas partes do mundo e a fazer a diferença para ligar os jovens e os decisores políticos, a fim de fazer a mudança para um planeta melhor.
Este Ano Internacional dos Camelídeos da ONU é uma ótima oportunidade para aprendermos com estes animais a ser mais resilientes e ajustar o nosso estilo de vida para diminuirmos a nossa pegada ecológica.
Segue todos os posts sobre os camelídeos no Instagram da campanha/projeto @waterofthefuture_org e em @imvfongd
Fontes: https://www.fao.org/camelids-2024/about/en
O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.
Segue a campanha Water Of The Future