O Gana foi o país escolhido para o intercâmbio internacional sobre a fileira do coco no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe.

Ao longo de uma semana, elementos da equipa técnica do PAFAE (o assistente de coordenação, Ailton Mandinga, o técnico agrícola da fileira do coco, António Pontes e o técnico de associativismo e cooperativismo, Idalécio da Costa), bem como o Diretor Científico do CIAT (Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica), Miclay Carvalho, juntamente com 9 produtores de coco, beneficiários do projeto, tiveram oportunidade de contactar com produtores ganenses de coco, partilhando conhecimentos e aprendizagens entre pares para a resolução de problemas comuns no processo de estruturação da cadeia de valor do coco com foco num sistema cooperativo.

O grupo visitou vários institutos de investigação pertencentes ao Council for Scientific and Industrial Research (CISR), e teve encontros com produtores de coco e empresas do setor agrícola da região centro e oeste do Gana.

A escolha do país e, especificamente, da região deveu-se, em primeiro lugar, a um contexto socioeconómico mais próximo da realidade são-tomense aliado à facilidade de deslocação (a cerca de 1h30 de avião de São Tomé). Por outro lado, a experiência acumulada de mais de 40 anos em melhoramento do coqueiro, bem como a presença de produtores de coco bem estabelecidos e com larga experiência na gestão da produção de coco.

As visitas permitiram aprendizagens ao nível das técnicas de multiplicação do coqueiro, transformação do óleo, da fibra e ainda da procura de colaborações futuras entre o CSIR e o CIAT – Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica de São Tomé e Príncipe, de modo a promover o desenvolvimento da fileira do coco no país.

As visitas foram divididas em dois grupos: visitas a institutos de investigação do CSIR, nomeadamente o Institute of Industrial Research (IRR), Food Research Institute (FRI), Oil Palm Reaserch Institute; visitas às empresas AVA Virgin Coconut, Shamen Coconut Resort e ao Parque Natural de Ankansa.

Este intercâmbio permitiu uma abertura dos produtores de coco a um conjunto de práticas e formas de trabalhar o coco que contribuirá, significativamente, para os avanços da primeira cooperativa de produtores de coco, a Cooperativa “Condja Damungu”, cuja constituição foi apoiada pelo PAFAE.

Este intercâmbio culminou num evento de restituição, que teve lugar em S. João de Angolares, no distrito de Caué, e que contou com a participação ativa de vários atores chave da fileira do coco. No encontro debateram-se as principais aprendizagens adquiridas ao longo do intercâmbio, sendo que os participantes se mostraram motivados para alavancar esta fileira em São Tomé.

A realização de intercâmbios nacionais e internacionais é uma aposta estratégica do PAFAE como forma de incentivar à adoção de boas práticas agrícolas, bem como de estimular os agricultores e a equipa técnica do projeto a conhecer outras abordagens aos desafios que as fileiras agrícolas de exportação enfrentam.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.

 

Spread the love