Foram 2 dias intensos em Bruxelas para o 7 Jovens Embaixadores do projeto People & Planet.

O People & Planet quer apelar à construção de um destino comum entre pessoas e planeta. Para isso, propôs-se a sensibilizar e mobilizar jovens, sociedade e decisores políticos para o combate às alterações climáticas: ajudar a mudar consciências e, acima de tudo, comportamentos, rumo a um mundo mais justo, digno, inclusivo e sustentável.

Foi com base nesta premissa que o projeto levou a Bruxelas 7 jovens de 4 países europeus: Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.

O primeiro dia começou uma conversa no Parlamento Europeu com a Eurodeputada Sara Cerdas sobre o trabalho legislativo em sustentabilidade e como envolver mais ativamente os jovens nos processos de tomada de decisão. Ainda no mesmo dia, de tarde, participaram numa mesa-redonda com a Direção Geral para as Parcerias Internacionais da Comissão Europeia (DG-INTPA), onde falaram sobre o trabalho que estão a desenvolver em matéria de sustentabilidade nos seus Conselhos Consultivos Nacionais da Jovens para o Clima.

No segundo dia, assistiram a uma apresentação no InfoPoint sobre a Ação Externa da Comissão Europeia em matéria de direitos humanos, ambiente e digitalização. E de tarde visitaram a sede do European Youth Forum – a maior plataforma de organizações juvenis da Europa, que trabalha para promover a participação dos jovens na sociedade, tornando-os catalisadores de mudanças positivas e contribuidores de soluções inovadoras para os desafios da Europa.

A última paragem foi uma visita ao Info Hub do Parlamento Europeu, onde tiveram acesso a informação importante sobre as próximas Eleições Europeias 2024: quais as prioridades políticas da UE, quando e onde votar. E ainda exploraram a plataforma “O que a Europa faz por mim” para compreender como as decisões tomadas pelo Eurodeputado estão a tornar a União Europeia um lugar melhor.

People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.

Segue a campanha Water Of The Future

Spread the love