Poupa água.
Quantas vezes o dissemos nos últimos anos? Esta tem sido a mensagem-chave da nossa campanha #WaterOfTheFuture, cujo protagonista, o camelo, faz questão de repetir em múltiplas ocasiões.
Não é por capricho que a campanha do People & Planet priorizou este recurso vital, que não é infinito. As alterações climáticas estão a colocar ainda maior pressão sobre a escassez de água que, aliada ao seu desperdício e poluição, não invoca cenários futuros muito positivos. A tudo isto acresce ainda a inconsciência sobre a pegada hídrica que consumimos no nosso dia-a-dia, desaproveitando este recurso.
Consciente desta realidade, a União Europeia lançou em maio de 2024 a sua nova campanha chamada ‘Mudar o olhar sobre a água’, com o intuito de stressar a mensagem tantas vezes ditas pelo nosso Camelo: poupa água, esta não vai estar sempre disponível quando abrimos a torneira.
E este assunto premente também já está à porta de nossa casa: Portugal, através do Ministério do Ambiente e Energia, liderou uma carta conjunta com outros 20 Estados-Membro (portanto, 21 num total de 27!) a pedir à Comissão Europeia que priorize a água na agenda europeia dos próximos anos, com ações abrangentes entre países. Como veem, não são só os jovens que juntam a sua voz à volta deste recurso!
Com novas instituições europeias agora a ser formadas após as últimas eleições em junho, é fundamental continuar a insistir neste ponto e não deixar que a água seja novamente negligenciada na agenda pública. Do nosso lado, cá estaremos para o fazer e esperamos contar com a tua ajuda!
Sabe mais sobre:
- A campanha WOTF
- O toolkit da campanha europeia em português
- Carta de Portugal e outros 20 Estados-Membros à CE
O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.