Ao longo da implementação do projeto People & Planet, percebemos que existem muitos motivos pelos quais devemos cuidar do nosso planeta e agir de forma ativa na promoção da sustentabilidade. Uma das ideias fundamentais é que o Ser Humano só tem um planeta para habitar, e como tal deve ser cuidado como o bem precioso e insubstituível que ele é. O Ser Humano tem também o dever moral de o proteger pelos outros seres vivos e ecossistemas que não têm a responsabilidade nem o poder de agir contra as alterações climáticas.
Contudo, a proteção do meio ambiente não tem apenas de se basear numa postura altruísta, uma vez que a sustentabilidade contribui igualmente para o nosso próprio conforto, bem-estar e qualidade de vida. Afinal, as alterações climáticas estão a tornar o ambiente cada vez mais inóspito para o ser humano – na União Europeia, estima-se que 238 mil pessoas tenham morrido prematuramente em 2020 devido à poluição atmosférica, e a ONU relata um aumento de 30% nas mortes relacionadas com o aumento da temperatura média do ar nos últimos 20 anos.
Uma prática eficaz para promover a conexão entre todos estes pontos é fomentar o contacto entre pessoas e natureza. Este contacto permite experienciar em primeira mão tanto as origens da nossa ligação com o mundo natural, como as vantagens de o mantermos protegido e equilibrado, percebendo assim o que está em causa se permitirmos que as alterações climáticas continuem a destruir o meio ambiente e os habitats como os conhecemos.
A Lívia, uma ativista italiana que participou no Bootcamp Internacional do People & Planet, exemplificou bem esta situação. Ela mencionou que, para ela, a parte mais importante do encontro foi a “conexão com a natureza, porque tudo começa a partir daí. Porque estou a fazer isto? Obviamente, porque me preocupo com o lugar onde vivo, e nunca me devo esquecer disso. Nós, seres humanos, não devemos ver a natureza como uma inimiga, mas como a nossa melhor amiga. Não é algo para destruir para criar casas; é algo com que devemos conviver. Precisamos da natureza.”
É por isso que o People & Planet tem promovido, ao longo da sua atuação, diversos momentos para que os jovens possam ter esse contacto direto com a natureza. Num quotidiano cada vez mais urbano e digital, torna-se de extrema importância fomentar esta ligação. Limpezas de praias e zonas ribeirinhas, e workshops em parques e jardins urbanos são exemplos de iniciativas que nos ajudam a perceber aquilo por que estamos a lutar: um mundo natural saudável, vibrante e equilibrado.
Mantenham-se conectados para conhecer mais oportunidades de conexão com a natureza promovidos pelo People & Planet no nosso website – waterofthefuture.org
O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.