Quando falamos de produção e consumo sustentáveis, não falamos apenas de alimentação, de vestuário, de tecnologia…mas de tudo o que é produzido e consumido, sem que se tenha em conta o impacto social e ambiental. Tudo o que consumimos tem uma pegada.
Mas vejamos um exemplo em concreto: a Alimentação (in) sustentável.
O desperdício e a perda de alimentos são um problema geral que afeta todos os setores da cadeia agroalimentar e é algo a ser evitado. Manifesta-se durante a criação, produção, embalagem, armazenamento, transporte, transformação e distribuição de alimentos, mas também no consumo — em residências, cantinas ou restaurantes. Mais importante ainda, a consequência da situação não se limita ao desperdício. Esses desastres contribuem para um aumento nas emissões globais de gases de estufa.
Os estudos indicam que são desperdiçados todos os anos 88 milhões de alimentos. Em Portugal, estima-se que sejam descartados cerca de 1 milhão e 800 toneladas de alimentos todos os anos, o que corresponde a mais de 180 quilos por pessoa. Para além dos recursos utilizados e desperdiçados, como solo, água e energia, financeiramente, cada cidadão perde 28 euros por mês com o seu desperdício alimentar, valor que aumenta para 33 euros no caso dos jovens entre os 18 e 24 anos.
O desperdício alimentar é ainda responsável por 8% dos gases de efeito estufa, libertando dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), responsáveis pelo aumento da temperatura da Terra.
Enquanto consumidores podemos fazer a diferença, e foi esse o foco da nossa participação na Sustainability Summit, a 23 de abril, a convite da Iscte Business School, e que marcou o arranque dos workshops da Campanha tODxS. Esta foi uma oportunidade que nos permitiu falar de novos modelos agrícolas, como a agroecologia, economia circular, das nossas escolhas enquanto consumidores, o questionamento crítico que podemos fazer como indivíduos, do nosso papel na exigência de políticas públicas que promovam a produção sustentável, e da monitorização do papel das empresas. Através de uma metodologia participativa conduzida pela Professora Ana Simaens explorámos novos modelos de produção e consumo sustentável que garantam o nosso alinhamento aos desafios sociais, ambientais e financeiros que enfrentamos.
Ver esta publicação no Instagram
Saiba mais sobre a Campanha tODxS na nossa página de Instagram.