A Embaixadora da União Europeia no Gabão, para São Tomé e Príncipe e a CEEAC, Cécile Abadie, visitou a intervenção do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, financiado pela Cooperação Portuguesa, no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), em São Tomé, na manhã do dia 16 de maio.  

A visita foi acompanhada pela Ministra da Saúde e dos Direitos da Mulher, Ângela Costa, pela Embaixadora de Portugal em São Tomé e Príncipe, Cristina Moniz pelo Embaixador da Alemanha em Liberville, Horst Gruner, pelo Adjunto Chefe da Delegação e Chefe da Secção de Assuntos Políticos da Delegação da UE, Nicolas Kasprzyk , pelo Administrador Executivo do IMVF, Ahmed Zaky e pelo Diretor do HAM, Virgílio Mandinga.  

Este encontro permitiu realçar os avanços significativos na área da saúde em São Tomé e Príncipe, possíveis graças ao apoio do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, através do investimento em cuidados especializados e primários e através do desenvolvimento da Telemedicina, que inclui10 especialidades médicas. Assim, foi possível assistir a uma consulta de Telemedicina de Imagiologia entre São Tomé e Portugal, com a Dra. Marisa Lima (HAM) e com a Dra. Celeste Alves (Fundação Champalimaud), respetivamente. Foram também feitas visitas aos blocos operatórios e aos serviços de Gastroenterologia, Cardiologia e Dermatologia, reabilitados no quadro do projeto.   

Foi ainda exibido o Documentário “O Mundo Digital ao Serviço da Saúde – O Caso Prático da Telemedicina em São Tomé e Príncipe”, lançado em 2022.  

O projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio do IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde e dos Direitos das Mulheres de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal. 

 

Spread the love