Atualmente, em todo o mundo, existem 1,8 mil milhões de pessoas com idades entre os 10 e os 24 anos – é a maior geração de jovens de sempre. De acordo com as Nações Unidas, este número deve aumentar significativamente: entre 2015 e 2030, prevê-se que cerca de 1,9 mil milhões de jovens completem 15 anos de idade.

Dificilmente um país conseguirá promover desenvolvimento sustentável sem incluir as necessidades das suas camadas mais jovens nas políticas locais, nacionais e globais: os jovens devem ser capazes de atuar como os seus próprios agentes de mudança, mobilizando-se para fazer avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e consecutivamente melhorar a vida das Pessoas e do Planeta.

Conscientes desta realidade, a Comissão Europeia e os Estados-Membros da UE, lançaram o seu primeiro Plano de Ação para a Juventude (PAJ) para a ação externa, 2022-2027. Esta iniciativa é inédita considerando que, até 2017, o quadro orientador para a cooperação para o desenvolvimento da UE, ainda não fazia qualquer referência ao importante papel dos jovens.

O PAJ funciona assim como diretriz da UE para “promover uma participação e capacitação significativas dos jovens a nível mundial para o desenvolvimento sustentável, a igualdade e a paz”. Para tal, inclui medidas de referência, tais como a Iniciativa “Juventude e Mulheres na Democracia” ou a Academia da Juventude África-Europa. Ainda mais relevante é o Fundo para o Empoderamento dos Jovens: concebido por, com e para os jovens, este Fundo facilita o acesso a recursos chave para que os jovens contribuam para o desenvolvimento sustentável em países parceiros da UE. Centra-se assim na tomada de decisões liderada por jovens e em soluções relacionadas com a implementação dos ODS ao nível local.

Soa familiar?

Isso é porque o People & Planet tem vindo a promover exatamente o mesmo conceito em Portugal, através da sua linha de financiamento a terceiros. Queres ter acesso a apoio para as tuas ideias e seguir os planos dos decisores em Bruxelas? Vai consultando as nossas redes sociais pois novas oportunidades surgirão.

Quiça, se juntarmos vozes, Portugal adotará brevemente uma iniciativa semelhante ao PAJ!

Spread the love