O combate a pragas e doenças nas culturas de exportação, tendo em vista uma produção sustentável e de qualidade, requer a correta identificação do problema fitossanitário e da forma mais eficaz de controlo.

Este vídeo, produzido no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, mostra a preparação e a aplicação de alguns tratamentos fitossanitários utilizados no combate a pragas e doenças mais comuns na cultura da pimenta: galhas, cochonilhas e algas.

As pragas e doenças nas pimenteiras, bem como noutras culturas, surgem devido à quebra dos equilíbrios ecológicos pré-estabelecidos e constituem um grave problema, pois diminuem a produtividade e condicionam a qualidade do produto final.

O tratamento com calda bordalesa ou sulfato de cobre, ambos fungicidas biológicos, tem-se revelado uma boa solução para o controlo de doenças, como algas e galhas. Já o tratamento com extrato de mamono ou neem é recomendado para combater o ataque de pragas, como as cochonilhas, com resultados de total recuperação das plantas.

Estes biopesticidas podem ser produzidos pelos agricultores a um baixo custo com recurso a produtos disponíveis localmente, e podem ser aplicados noutras culturas de exportação.

A produção de vídeos formativos sobre Boas Práticas Agrícolas tem como objetivo capacitar produtores com conhecimentos técnicos para implementarem práticas agroecológicas que permitam conciliar o aumento da produtividade com base em métodos ambientalmente sustentáveis, contribuindo diretamente para o aumento dos seus rendimentos e para a redução do impacto da atividade agrícola nos ecossistemas.

Vídeo disponível AQUI.

Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.

Spread the love