A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal (SDSN Portugal) criada há um ano, destaca a sua atividade no seu primeiro ano de vida, dedicada a mobilizar membros e parceiros para colaborações orientadas para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no país.
Desde a sua constituição em junho de 2023, a SDSN Portugal tem promovido diversas iniciativas para consolidar a implementação dos ODS e da Agenda 2030 a nível nacional. Entre os principais marcos, destaca-se a criação de três grupos de trabalho sobre temas relevantes para a Cimeira do Futuro a realizar em Nova Iorque, e a realização da Conferência Internacional “Paving the Way to the Pact of the Future” que contou com mais de 500 pessoas, das quais mais de 200 presencialmente. Estes eventos permitiram estreitar ligações com líderes das Instituições de Ensino Superior em Portugal, com entidades públicas, empresas e organizações não-governamentais e com membros das redes SDSN de várias partes do mundo, alavancando a possibilidade de colaborações internacionais.
Um ano depois, a SDSN Portugal conta com 26 membros das várias geografias do País, um conjunto de parceiros com quem está a estabelecer protocolos de cooperação e com as condições necessárias à prossecução do seu propósito na sociedade Portuguesa. A presidente da SDSN Portugal, Júlia Seixas, sublinhou a necessidade e urgência de trabalho colaborativo e de compromisso para acelerar as metas dos ODS até 2030. “Alcançar os ODS é uma tarefa complexa que exige mudanças de políticas, de mentalidades e de comportamentos, já que na maior parte dos casos as soluções técnicas e tecnológicas existem. Apenas com conhecimento e compromisso será possível adotarmos as mudanças necessárias. A SDSN Portugal está comprometida a ajudar a concretizar este caminho, acreditando que o futuro do País passa indubitavelmente pelo desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Sobre a SDSN Portugal:
A SDSN Portugal tem como objetivo mobilizar universidades, centros de investigação e outras redes e unidades de conhecimento, organizações da sociedade civil e empresas para criar sinergias para a promoção de soluções transformadoras, que acelerem a implementação da Agenda 2030 e do Acordo de Paris em Portugal.
Siga-nos nas redes sociais: