O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), organiza, no próximo sábado, dia 21 de setembro, a partir das 9 horas, na Rede Nacional de Incubadora e Aceleradora de Negócios (REINA), em São Tomé, a Feira de Microempreendedores – Da Ideia ao Negócio.

Esta feira pretende ser uma mostra dos negócios apoiados pelo PAFAE através das subvenções a atividades geradoras de rendimentos, atribuídas a indivíduos ou grupos de indivíduos empreendedores (com prioridade para jovens e mulheres) que apresentaram propostas sustentáveis e pertinentes para a criação de pequenos negócios, tendo por base os produtos e subprodutos ou atividades das fileiras agrícolas de exportação, e, ainda, a criação de novos produtos desenvolvidos localmente.

Como exemplo de atividades subvencionadas estão o apoio à criação de negócios ligados ao setor agrícola, o reforço de negócios já existentes através da aquisição de máquinas, equipamentos, matéria-prima e materiais para obras de reabilitação nos locais/infraestruturas de produção, construção de pequenas unidades de produção, etc. Neste âmbito, foram atribuídas 15 subvenções até 180.000 STN (7.500 €) cada, num total de 2.700.000 STN (112.500 €).

Esta feira terá à venda produtos como farinha de mandioca, café, especiarias diversas, vinagre de banana, búzio de mato, pão, baunilha e produtos preparados com baunilha, óleo de coco com extrato de folha de goiabeira e cenoura, pickles, composto orgânico e bolsas e molduras feitas com fibra de bananeira.

Por outro lado, e no quadro da política de desenvolvimento do turismo no país, esta feira incluirá a atividade “Cozinha ao Vivo”, organizada em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de São Tomé e Príncipe. O Chef Augusto Lima, a Chef Vilma Vilela e os alunos da EHT irão confecionar e dar a provar 5 pratos que incluem alguns produtos locais produzidos/transformados pelos microempreendedores apoiados pelo PAFAE, a saber: panquecas de banana e café; coxa de frango com molho de café; bombom de banana, amendoim e café; carne de porco com pickles; e creme de farinha de mandioca com banana seca. Assim, para além da promoção de produtos subvencionados no âmbito das subvenções a atividades geradoras de rendimento, realça-se o papel da gastronomia local para a promoção do turismo em São Tomé e Príncipe.

Augusto Lima assume atualmente o cargo de formador e chef executivo de cozinha da EHT, integrando um painel de consultores internacionais da EHT, e Vilma Vilela, integra, desde 2023, os quadros da EHT como chef e formadora principal de cozinha.

Participe nesta Feira e apoie a promoção de produtos locais!

O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.

Spread the love