Subida dos oceanos, cheias, secas, degradação dos solos, incêndios…os fenómenos climáticos extremos são causados pelo aquecimento do planeta. E porque está o planeta a aquecer?
A atual crise de sustentabilidade, com a aceleração das alterações climáticas, a perda de biodiversidade e o agravamento da poluição, reflete-se em todos os lugares e dimensões da vida humana. O desenvolvimento sustentável pretende equilibrar as dimensões económicas, sociais e ambientais para as gerações presentes e futuras.
Para tal, é necessária uma resposta rápida e urgente que promova uma mudança de paradigma, dando prioridade às necessidades das pessoas e do planeta, com justiça climática e justiça social.
Não tenhamos dúvidas que a degradação do ambiente e os impactos das alterações climáticas provocadas pela ação humana representam, hoje, a principal ameaça existencial à humanidade.
O modelo predominante de crescimento económico assenta, ainda, numa forte pressão quanto ao uso dos recursos naturais, sem ter suficientemente em conta a capacidade de suporte dos ecossistemas; bem como em padrões de produção e consumo incompatíveis com a utilização razoável dos recursos do planeta.
É TEMPO DE AGIR!
A proteção do ambiente e a ação climática são oportunidades de mobilizar governos e cidadãos em torno do objetivo comum de alcançar um desenvolvimento mais equilibrado, justo e sustentável, colocando as pessoas e o planeta no centro da ação.
Por todo o mundo, os esforços de muitas pessoas e comunidades estão a contribuir para esse objetivo: junta-te a esse movimento global, porque as tuas ações individuais podem ter um impacto significativo no nosso futuro.
Não fiques indiferente. O conhecimento permite uma ação transformadora!
Lê a nossa ficha de ação pedagógica “Ambiente e Ação Climática” e a nossa infografia, e inspira-te com esta entrevista.