O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe, implementado pelo IMVF, promoveu na manhã de sábado, 21 de setembro, na REINA, em São Tomé, a Feira de Microempreendedores – Da Ideia ao Negócio. Esta iniciativa teve como objetivo promover os produtos comercializados pelos microempreendedores apoiados pelo PAFAE através das subvenções a atividades geradoras de rendimentos.
No quadro da política de desenvolvimento do turismo no país, o PAFAE, no âmbito desta feira, organizou, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de São Tomé e Príncipe, a iniciativa “Cozinha ao Vivo”. O Chef Augusto Lima (formador e chef executivo de cozinha da EHT), a Chef Vilma Vilela (formadora principal de cozinha da EHT) e os alunos da EHT confecionaram cinco receitas que incluíram alguns produtos locais produzidos/transformados pelos microempreendedores apoiados pelo PAFAE, e que foram bastante apreciados pela audiência presente, desde panquecas de banana e café, coxa de frango com molho de café, bombom de banana, amendoim e café, carne de porco com pickles e creme de farinha de mandioca com banana seca. Conheça as receitas completas aqui.
As subvenções a atividades geradoras de rendimentos foram atribuídas, mediante concurso, a microempreendedores de São Tomé e da Região Autónoma do Príncipe (com prioridade para jovens e mulheres), que apresentaram propostas sustentáveis e pertinentes para a criação de pequenos negócios ou apoio a negócios já existentes, tendo como base produtos e subprodutos ligados às fileiras agrícolas de exportação ou a criação de novos produtos desenvolvidos localmente.
Foram atribuídas 15 subvenções no montante de 183.750 STN (7.500 €) cada, num total de 2.700.000 STN (112.500 €), que permitiram apoiar a criação e/ou reabilitação de pequenas unidades de produção, bem como a aquisição de matérias-primas, equipamentos, consumíveis, etc.
Nesta feira, os microempreendedores apoiados no âmbito das subvenções venderam os seus produtos, desde farinha de mandioca, café, especiarias diversas, vinagre de banana, pickles, óleo de coco com extrato de folha de goiabeira e cenoura, composto orgânico e bolsas e molduras feitas com fibra de bananeira, entre outros.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em estreita parceria com o Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca (MADRP) de São Tomé e Príncipe e tem vindo a contribuir para a fortalecimento da economia e a criação de emprego em São Tomé e Príncipe no setor das fileiras agrícolas de exportação.