
Os projetos Jovens 2030. Mobilizar para Agir e HUMAN II associam-se ao Encontro de Jovens Ativistas 2026 — EJA 2026, organizado pela Amnistia Internacional. Dirigido a jovens entre os 14 e os 24 anos, o encontro, que até dia 10 de agosto está com as candidaturas abertas, pretende ser um espaço de partilha, aprendizagem e ação em defesa dos direitos humanos.
Num contexto marcado pelo crescimento de discursos de medo, divisão e desinformação, o EJA 2026 convida os participantes a compreender como surgem e se propagam narrativas que dividem comunidades, alimentam o autoritarismo e colocam direitos fundamentais em risco. O encontro procura também despertar uma reflexão crítica sobre o papel do ativismo e da participação juvenil na construção de sociedades mais justas, inclusivas e democráticas.
O programa inclui uma apresentação do trabalho da Amnistia Internacional, testemunhos de ativistas, sessões interativas, espaços de reflexão crítica e momentos de convívio e partilha entre participantes. Ao longo do encontro, os jovens poderão aprofundar conhecimentos, trocar experiências e desenvolver ferramentas para questionar discursos discriminatórios e agir nas suas comunidades.
A participação dos projetos Jovens 2030 e HUMAN II reforça o compromisso do IMVF e dos seus parceiros com a promoção da cidadania global, dos direitos humanos e do envolvimento ativo das novas gerações. Ambos os projetos reconhecem os jovens não apenas como destinatários de atividades, mas como agentes essenciais de transformação social, capazes de mobilizar outras pessoas e promover mudanças nos seus territórios.
Toda a informação sobre o EJA aqui