ED Comunicar

Do conhecimento à mobilização

Hoje já sabemos que o Desenvolvimento precisa de cidadãos e cidadãs ativas na prossecução de um mundo mais justo e sustentável. É neste processo de desenvolvimento mais justo e mais digno que se posiciona a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG): na garantia de acesso ao conhecimento transformador capaz de promover o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, a paz e a valorização da diversidade cultural.

Se estamos verdadeiramente empenhados numa cidadania para o desenvolvimento ativa e participada temos de reforçar as sinergias entre Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), e garantir que a ação que estas desenvolvem, bem como outros atores do desenvolvimento, em prol da justiça social e do bem comum, é percecionada e entendida pelos cidadãos. Mais do que nunca é fundamental reforçar a EDCG: num mundo cada vez mais polarizado e afetado por crises ambientais, sociais e políticas onde os extremismos ganham cada vez mais espaço, ameaçando a paz e a prosperidade das nossas sociedades, acreditamos que a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global é fundamental para tornar realidade a visão de um mundo justo e sustentável, com dignidade e justiça social para todas as pessoas em todo o lado. (Narrativa de EDCG, Plataforma Portuguesa das ONGD).

OS NOSSO OBJETIVOS

O projeto ED Comunicar- do Conhecimento à Mobilização resulta do esforço colaborativo de 8 ONGD do Grupo de Trabalho EDCG da Plataforma Portuguesa das ONGD que, ao longo dos anos têm vindo a trabalhar no campo da EDCG, nas suas mais variadas vertentes, partilhando as suas experiências com o Grupo, criando sinergias e dinâmicas colaborativas que têm enriquecido o debate da EDCG em Portugal. Juntos, procuraremos aumentar a visibilidade, o conhecimento e o reconhecimento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a nível nacional, criando espaços de afirmação e apropriação pelos demais atores do desenvolvimento.

AS NOSSAS ATIVIDADES

Com início em novembro de 2021 e ao longo de 24 meses iremos desenvolver atividades que nos permitam reforçar o conhecimento sobre os temas chave da EDCG, como o Desenvolvimento; Interdependências e Globalização; Pobreza e Desigualdades; Justiça Social; Cidadania Global; Paz e garantir a divulgação desses conteúdos de forma assertiva, ampla e inovadora.

O NOSSO PERCURSO

O projeto assenta em metodologias participativas, consultivas e promotoras da aprendizagem em todas as fases, para ir ao encontro dos objetivos da própria EDCG: empoderar as pessoas a tornarem-se cidadãos mais ativos e responsáveis. Só assim será possível oferecer as competências, conhecimentos e capacidades para o indivíduo se tornar um ator autodeterminado e não apenas um objeto de interdependências globais. Através das suas metodologias, a EDCG permite aos grupos-alvo desenvolver conhecimento e competências relevantes para a mudança, o que requer dinamismo e criatividade.

O NOSSO IMPACTO

Numa altura em que existe um alinhamento do setor do Desenvolvimento em prol da prossecução dos ODS, é necessário que a mobilização das Organizações da Sociedade Civil e entidades públicas seja potenciador da reflexão crítica em torno do processo de desenvolvimento e que estas sejam capazes de mobilizar os seus públicos para os temas da justiça social. Ao trabalharmos os temas chave da EDCG e garantindo um nível comum de entendimento, através de uma estratégia de comunicação robusta, estaremos a contribuir para fomentar atitudes e comportamentos informados, responsáveis e empenhados em prol de mundo mais justo e sustentável.

Ficha do Projeto | ler