A urgência de ler o mundo
Os estudos formativos ED-Comunicar são uma coleção de 6 estudos de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG). Convida a renovar e atualizar o olhar sobre realidades e questões nevrálgicas que, não sendo novas, permanecem como desafios estruturais das sociedades globalizadas em que vivemos hoje: Pobreza e Desigualdades; Justiça Social; Desenvolvimento; Interdependências e Globalização; Cidadania Global; Paz.
O terceiro estudo, sobre a paz, já está disponível e apresenta-se como um documento de análise reflexão atual e indispensável para um entendimento e questionamento mais claro dos tempos que hoje vivemos.
Estudo: “A urgência de ler o mundo: Paz” | Ler
Os últimos tempos confrontamo-nos com a eclosão de discursos de ódio, fascismos, diferentes manifestações de violência e novas guerras que nos relembram da necessidade de promover a paz, de reafirmar uma educação para a paz, para a democracia e a diversidade, independentemente de a sua ausência se manifestar ou não. A paz é um conceito particularmente bipolarizado, ou seja, que se define frequentemente numa tensão constante entre si próprio e o seu contrário (guerra, violência, conflito) ou a sua negação ou ausência (falta de segurança, de tranquilidade, de reconhecimento, de pertença, de bem-estar).
De uma breve perspetiva histórica, incluindo o percurso feito na consagração da democracia e de direitos civis e políticos, de direitos económicos, sociais e culturais para todas as pessoas e todos os povos, como condições essenciais à paz, o estudo apresenta factos e números associados à indústria do armamento e a diferentes manifestações de conflitos atuais, apresenta o índice sobre a paz no mundo a nível global e convida à reflexão sobre os conceitos de violência e conflito e sobre as suas relações e apresenta algumas estratégias, condições e mecanismos para a paz. Uma análise feita sempre com as lentes da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global.
Consulte também a Infografia “Construir a Paz” | Ler
O projeto ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização promove a afirmação e apropriação da EDCG em Portugal, no sentido de contribuir para processos de transformação social com vista a uma sociedade mais democrática, participativa e justa.
Este projeto é implementado em parceria pela ADRA Portugal, a AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, a Par – Respostas Sociais, a Fundação Cidade de Lisboa, a FGS I Fundação Gonçalo da Silveira, o IMVF, o Mundo A Sorrir e a Rosto Solidário e é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.