
InovHumRe
Innovation In Humanitarian Response
A Europa é o principal prestador de ajuda ao desenvolvimento e humanitária e está atualmente a acolher um grande número de refugiados. A oferta de formação existente sobre Ação Humanitária (AH) a nível europeu e internacional tem um enfoque insuficiente na análise fundamentada e não é satisfatoriamente suportada por metodologias inovadoras de ensino, aprendizagem e investigação baseadas na componente prática. As Instituições de Ensino Superior (IES) podem trazer valor acrescentado neste campo, oferecendo um conjunto de metodologias de investigação que têm por base abordagens rigorosas.
O projeto InovHumRe – Innovation In Humanitarian Response visa melhorar a qualidade e eficácia da AH através da melhoria da qualificação dos estudantes e profissionais de AH. Para tal, o projeto irá desenvolver e implementar uma unidade curricular em Avaliação de Ação Humanitária nos cursos de Mestrado de Ciências nas várias Universidades parceiras. A unidade curricular será baseada em abordagens metodológicas inovadoras, nomeadamente na avaliação participativa em AH, e contribuirá para o desenvolvimento de novas ferramentas de aprendizagem que incorporem as contribuições das IES e das Organizações Não Governamentais (ONG) parceiras, diretamente envolvidas em ações humanitárias, colmatando assim as lacunas de competências nesta área.
OBJETIVOS
Global: Melhorar a qualidade e eficácia da Ação Humanitária (AH) através da qualificação de estudantes e profissionais de AH por meio da implementação de uma unidade curricular sobre avaliação da AH e o desenvolvimento da aprendizagem.
Específicos: Melhorar a qualidade e a relevância do ensino no tema da avaliação participativa nas Instituições de Ensino Superior (IES) europeias, especificamente nos programas de integração de refugiados; inovar nas metodologias de ensino na área da AH, desenvolver novos instrumentos e ferramentas, tanto a nível pedagógico como substantivo, que possam ser replicados em diferentes contextos; e corresponder as competências às necessidades de formação a nível profissional, contribuindo assim para melhorar a eficácia da AH no terreno.
BENEFICIÁRIOS
Diretos:
- Instituições de Ensino Superior, que terão uma unidade curricular inovadora e irão reforçar a sua relação com as ONG;
- Estudantes, que irão beneficiar de uma metodologia inovadora e de um Programa de Estudo Intensivo;
- Professores, que irão desenvolver e disponibilizar uma unidade curricular inovadora, reforçando as suas capacidades de ensino através da aplicação de metodologias inovadoras;
- ONG, que irão contribuir para os resultados do projeto e beneficiar de colaboradores com competências profissionais melhoradas.
Indiretos:
- Migrantes, refugiados e outros beneficiários de AH que terão o apoio de pessoal mais qualificado.
RESULTADOS E ATIVIDADES
Sistematização exaustiva das abordagens e necessidades de avaliação participativa existentes aplicadas à Ação Humanitária e, em particular, no que diz respeito à resposta a emergências e integração de refugiados e identificação clara das melhores práticas e áreas prioritárias.
Contribuir de uma forma inovadora para o ensino em AH.
- Adaptação de instrumentos de ensino/aprendizagem na área da avaliação participativa;
- Adaptação à transição digital, reforçando as capacidades para o ensino à distância, essencial para os profissionais ativos em contextos humanitários;
- Capacitação de 19 professores de IES, 65 estudantes e 9 funcionários de ONG para desenvolver e implementar métodos e sistemas de avaliação no domínio do ensino de AH;
- Capacitação de 19 professores de IES, 65 estudantes e 9 funcionários de ONG em ensino à distância.
Melhorar o trabalho estratégico conjunto entre as IES e entre estas e as ONG.
Aumentar a sensibilização junto de stakeholders na Europa através de eventos de divulgação.

Duração
- 36 meses: janeiro de 2021 a dezembro de 2023
Financiamento
União Europeia
(Programa Erasmus +)
Parceiros
- ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal)
- Fundação Getúlio Vargas (Brasil)
- Universidad Icesi (Colômbia)
- Hacettepe Universitesi (Turquia)
- Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha)
- Fundación Magtel (Espanha)
- SENED Derneği (Turquia)
- Sosyal Hizmet Uzmanları Derneği Ankara Şubesi (Turquia)
