A reunião de arranque do projeto InovHumRe – Innovation In Humanitarian Response, que marcou o seu início oficial entre todos os parceiros, decorreu, virtualmente, no dia 26 de fevereiro. A reunião contou com 12 representantes das várias organizações parceiras do projeto e foi organizada e moderada a partir de Portugal pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

A oferta de formação existente sobre Ação Humanitária (AH) a nível europeu e internacional tem um enfoque insuficiente na análise fundamentada e não é satisfatoriamente suportada por metodologias inovadoras de ensino, aprendizagem e investigação baseadas na componente prática. No entanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) podem trazer valor acrescentado neste campo, oferecendo um conjunto de metodologias de investigação que têm por base abordagens rigorosas, e as Organizações Não Governamentais (ONG) podem contribuir com o seu vasto conhecimento proveniente do seu envolvimento direto em ações humanitárias.

O objetivo do projeto InovHumRe – Innovation In Humanitarian Response é melhorar a qualidade e eficácia da Ação Humanitária (AH) através da qualificação dos estudantes e profissionais da AH.

O projeto foca-se também em melhorar a qualidade e a relevância do ensino no tema da avaliação participativa nas Instituições de Ensino Superior (IES) europeias e inovar as metodologias de ensino das IES, desenvolvendo novos instrumentos e ferramentas.

Para tal, o projeto InovHumRe – Innovation In Humanitarian Response irá desenvolver e implementar uma unidade curricular em Avaliação de Ação Humanitária nos cursos de Mestrado de Ciências Sociais. A unidade curricular será baseada em abordagens metodológicas inovadoras, nomeadamente na avaliação participativa em AH, e contribuirá para o desenvolvimento de novas ferramentas de aprendizagem que incorporem as contribuições das IES e das ONG parceiras, diretamente envolvidas em ações humanitárias, colmatando assim as lacunas de competências nesta área.  

O IMVF, com experiência no domínio de AH, situações de conflito ou de reabilitação comunitária pós-conflito e situações de emergência, participa neste projeto através da co-criação do Syllabus, desenvolvimento de ferramentas de e-learning e de um Manual; organização de eventos multiplicadores; participação na formação conjunta de curto prazo dos membros do projeto; participação no Programa de Estudos Intensivos; e participação noutras atividades desenvolvidas ao longo do projeto.

Este projeto é financiado pelo Programa Erasmus + e coordenado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Para além do IMVF e do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), são parceiros do projeto a Fundação Getúlio Vargas (Brasil), a Universidad Icesi (Colômbia), as organizações SENED Derneği e Sosyal Hizmet Uzmanları Derneği Ankara Şubesi e a Hacettepe Universitesi (Turquia), e a Fundación Magtel e a Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha).

Créditos fotos: Unsplash

Spread the love