O Hospital Ayres de Menezes, em São Tomé, recebeu nos primeiros dois meses de 2013 quatro equipas portuguesas no âmbito do projeto “Saúde para Todos: Programa Integrado – Projeto de Cuidados Especializados e Telemedicina“.
Especialistas em Cirurgia Pediátrica do Hospital D. Estefânia Instituto Politécnico de Setúbal e Clínica da Reboleira realizaram aproximadamente 280 consultas e 84 procedimentos cirúrgicos, na semana de 14 a 29 de janeiro. No seguimento desta missão, a Dra. Zínia Serafim, chefe de missão, afirmou que 120 doentes continuarão a ser acompanhados.
De 29 de janeiro a 12 de fevereiro, decorreu uma missão de Oftalmologia, com uma equipa de quatro elementos do Hospital Egas Moniz e Amadora Sintra chefiada pelo Dr. Luís Dias Pereira, tendo sido realizadas 510 consultas, 83 cirurgias e mais de 80 exames.
No mês de fevereiro, decorreu ainda uma missão de Otorrinolaringologia chefiada pelo Prof. Dr. João Paço, diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo, tendo sido realizadas 61 consultas da especialidade, 89 consultas de audiofonologia, 33 consultas de terapia da fala, 116 exames de impedânciometria, 86 audiogramas, 24 potencias evocados auditivos e 25 intervenções cirúrgicas.
Chefiada pelo Dr. Pedro Monteiro do Hospital Egas Moniz, a mais recente missão de Urologia decorre entre o dia 26 de fevereiro e 5 de março, com previsão de 100 consultas e 25 cirurgias.
Para os próximos meses estão já preparadas novas missões ao terreno, com o apoio de especialistas de inúmeras instituições médicas portuguesas que possibilitam um acompanhamento regular dos casos clínicos, possibilitando também o acompanhamento dos doentes nas consultas de telemedicina.