A visita ao Hospital Central de São Tomé e Príncipe não estava prevista na agenda oficial do Presidente da República de Portugal, mas Marcelo Rebelo de Sousa considerou fundamental conhecer o Hospital e a intervenção da cooperação portuguesa na área da saúde no arquipélago são-tomense. A visita aconteceu na noite de 3.ª feira, dia 20 de fevereiro de 2018.
Acompanhado pela Ministra da Saúde são-tomense, Maria de Jesus Trovoada, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ficou a conhecer os serviços de imagiologia, as salas onde se realizam as consultas de Telemedicina, que abrangem várias especialidades médicas, o recém reabilitado bloco operatório – com duas salas de cirurgia, que permitirão duplicar ou triplicar o número de operações, e passou ainda pelas urgências e pela maternidade do Hospital.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou-se “muitíssimo impressionado” com o projeto Saúde para Todos, implementado pelo IMVF e financiado pelo Camões, I.P. com o apoio da Direção Geral da Saúde de Portugal, e sublinhou “o mérito” das instituições portuguesas que participam no projeto no âmbito das missões médicas e das consultas de telemedicina que se realizam entre São Tomé e Príncipe e Portugal.