Nas tardes dos dias 18, 19 e 20 de julho de 2018 tiveram lugar as 1as Jornadas de Dermatologia da Lusofonia de São Tomé e Príncipe, no Centro Cultural Português em São Tomé.

A sessão de abertura contou com a presença da Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe, a Dra. Maria de Jesus Trovoada, do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, o Dr. Luís Gaspar da Silva, do Administrador Executivo e Diretor de Projetos do IMVF, o Dr. Ahmed Zaky, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), o Dr. António Massa, e do Presidente da Comissão Organizadora das Jornadas, Dr. Pascoal d’ Apresentação, cirurgião geral no Hospital Dr. Ayres de Menezes.

Com uma sala cheia e uma audiência interessada e participativa do primeiro ao último minuto houve vários momentos para colocação de questões e debate.

Os médicos da lusofonia que integraram a missão da especialidade de Dermatologia ao arquipélago são-tomense abordaram diversos temas da área da dermatovenereologia.

O Dr. Miguel Correia, chefe da missão da especialidade de Dermatologia no âmbito do Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade fez uma apresentação sobre a função da pele e outra sobre dermatite atópica, o Dr. António Massa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) falou sobre acne, rosácea e dermatite seborreica, a Dra. Rolanda Manuel sobre as particularidades da pele negra e da interação pele/ambiente na África Subsahariana, o Dr. Paulo Lamarão falou sobre eczemas e dermatoses reacionais, já a intervenção o Dr. Juliano Isaías foi sobre parasitoses cutâneas superficiais, a da Dra. Isabel Neto sobre doenças cutâneas causadas por vírus, o Dr. João Maia e Silva falou sobre cancro de pele e a Dra. Gilda Luciano sobre lepra.

Do Hospital Dr. Ayres de Menezes, a médica Dr.ª Eula Carvalho e a Enf.ª Brígida Costa fizeram uma apresentação sobre celulite necrotizante, e a Dr.ª Solange Barros sobre pitiríase versicolor e Tinhas. No último dia das Jornadas, o Bastonário da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe, Dr. Martinho Nascimento apresentou vários casos clínicos para discussão.

Este encontro foi organizado no âmbito do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade implementado pelo IMVF, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, sendo cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal, em estreita parceria com a SPDV e a dermatologia de Angola e Moçambique. Contou também com o apoio dos laboratórios Pierre Fabre, Cantabria Labs, Filorga, Bailleul e Galderma.

 

Spread the love