A entrega de medicamentos e consumíveis médicos ao Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe teve lugar no Hospital Dr. Ayres Menezes, no dia 14 de agosto de 2018 e teve como propósito contribuir para o Fundo Nacional de Medicamentos.

A cerimónia contou com a presença do Secretário da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, Manuel Rodrigues, da Diretora dos Cuidados Primários de Saúde, Mariza Conceição, do Diretor do Fundo Nacional de Medicamentos, Verdigal Mendonça, e do Dr. Edgar Neves, representante da AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr em São Tomé e Príncipe e dos demais quadros do Ministério da Saúde.

A entrega, orçamentada em 39 mil euros, compreende vários medicamentos e consumíveis médicos essenciais à satisfação de necessidades diárias ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, tais como: antibióticos, analgésicos, cardiotónicos, seringas, luvas, cateteres, ligaduras, compressas, entre outros produtos, que irão contribuir para a reposição do stock do Fundo Nacional de Medicamentos são-tomense.

Após a cerimónia de entrega, Manuel Rodrigues, o representante da embaixada afirmou: “é com grande satisfação que fazemos esta entrega de medicamentos, em nome da Cooperação Portuguesa, através do IMVF – Instituto Marquês Valle Flôr, no âmbito do projeto Saúde Para Todos, que tem vindo a apoiar São Tomé e Príncipe ao longo desses anos..”

Por sua vez, a Diretora dos Cuidados Primários de Saúde, Mariza Conceição, em representação da Ministra de Saúde, agradeceu o apoio da Cooperação Portuguesa no âmbito do projeto Saúde Para Todos, que nos últimos 30 anos tem contribuído de forma significativa para a melhoria dos cuidados de saúde prestados em São Tomé e Príncipe.

Por fim, o Diretor do Fundo Nacional de Medicamentos, Verdigal Mendonça, reconheceu a importância desta colaboração Luso-Santomense, que tem vindo a reforçar o stock de medicamentos, contribuindo para a sustentabilidade dos cuidados de saúde primários prestados em São Tomé e Príncipe.

O projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, em parcerias com o IMVF, o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.

Saiba mais sobre o Programa em saudeparatodos.pt/

 

Spread the love