Concluída a 26ª missão da equipa de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe, a penúltima de 2018, que decorreu de 2 a 16 de junho de 2018, a equipa da especialidade fez o balanço dos 9 anos de missões médicas ao arquipélago.

Desde 2009 que, cerca de 4 vezes por ano, durante 2 semanas, uma equipa de profissionais de saúde da especialidade de Oftalmologia, liderada pelo Dr. Dias Pereira, médico do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital Egas Moniz se desloca a São Tomé e Príncipe para prestar assistência médica à população e ministrar ações de formação aos profissionais de saúde são-tomenses, até à data 75 ações de formação.

Ao longo dos últimos 9 anos realizaram-se 26 missões, nas quais 14.333 consultas médicas2.196 consultas de enfermagem 2.144 cirurgias. As principais patologias e atos cirúrgicos prioritárias são as cataratas e os glaucomas.

Foram 21 as instituições hospitalares (públicas e privadas) que permitiram 102 presenças de médicos, enfermeiras e optometristas em São Tomé e Príncipe ao longo deste período, tendo sido criada uma rede de 66 especialistas que realizaram 234 deslocações ao arquipélago.

A próxima e última missão de 2018 vai decorrer entre 6 e 20 de outubro, estando já calendarizadas as missões para 2019.

As missões das especialidades médicas que anualmente se deslocam a São Tomé e Príncipe enquadram-se no projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade implementado pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.

Saiba mais em saudeparatodos.pt

Spread the love