São 10 as rotas que integram o Mercado de Rotas de Cidadania Global, desenvolvidas no âmbito do projeto Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, Agir e Transformar por várias organizações da sociedade civil, e que revisitam a cidade de Lisboa através do olhar da Cidadania Global.
O Mercado de Rotas de Cidadania Global permite capacitar e sensibilizar guias e participantes sobre justiça social, interdependências glocais, estilos de vida sustentáveis, Direitos Humanos, equidade, igualdade, entre tantos temas priorizados na promoção da cidadania global. Queremos possibilitar que cada participante possa passar do patamar de espetador passivo, ou com pouca capacidade de intervenção nos seus territórios e comunidades, para um agente ativo de mudança.
Estas rotas abrangem temas como a história de vida da população residente na Baixa de Lisboa e Mouraria; a arte urbana ibero-americana no feminino, numa galeria a céu aberto, em Marvila; a literatura de viagens e cartografias no Museu da Marinha em Belém; o consumo responsável numa visita com paragem por algumas montras no Chiado; o diálogo inter-religioso na Mouraria; a memória da presença africana à beira tejo, numa viagem desde o século VIII até ao presente; a diversidade cultural das comunidades residentes no bairro da Mouraria; uma galeria de arte a céu aberto no Bairro Padre Cruz sobre direitos humanos, migrações, igualdade de género ou ambiente; o percurso da água em articulação com temas como a pobreza, saúde, alimentação, consumo ou educação, no Museu da Água; e a globalização e os seus aspetos tecnológicos, económicos, políticos, sociais e religiosos, em Belém.
O que sabemos verdadeiramente sobre aquilo que consumimos?
É este o mote da rota “Compras Justas, Vidas Dignas”, desenvolvida pelo IMVF, que aborda os desafios ambientais e sociais colocados pela excessiva produção, distribuição e venda. Das roupas à cosmética, da comida às telecomunicações, esta rota aborda as questões do consumo numa ótica de valorização das Pessoas e do Planeta. Sem juízos de valor, sem preconceitos, mas promovendo sempre a dignidade da pessoa humana, um olhar para as montras do Chiado com os óculos da Cidadania Global.
Esta rota tem a duração de 1h30/2h, com início na sede do IMVF (Rua de São Nicolau, 105) e decorre nos dias úteis, até dezembro de 2018, estando sujeita a marcação prévia. A participação é gratuita. Saiba mais sobre a rota “Compras Justas, Vidas Dignas” aqui.
O projeto Coordenadas para a Cidadania Global – Ver, agir e Transformar nasce de uma colaboração entre 3 organizações: Par – Respostas Sociais, IMVF e Associação Renovar a Mouraria, sendo financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Iniciado em setembro de 2016 e com fim em agosto de 2018, um dos grandes objetivos do projeto foi possibilitar o desenho e disseminação de uma nova forma de olhar a cidade, aliando o local ao global e demonstrando o poder transformador do turismo. Desta forma, o projeto pretendeu reforçar as competências para a vida dos jovens adultos, numa abordagem inovadora e criativa da Educação para a Cidadania Global através da construção e dinamização de rotas turísticas pedagógicas, com Lisboa como pano de fundo.
Saiba mais em www.coordenadas.pt