A empresa avícola Piu Piu Awara, criada no âmbito do projeto Nô Fia Na Crias – Sistema Integrado Cooperativo e Comunitário de Produção Avícola, Caprina e Derivados para a Região de Cacheu foi oficialmente inaugurada na manhã do dia 31 de outubro de 2018, na sede da COAJOQ – Cooperativa Agropecuária de Jovens Quadros, em Canchungo, na região de Cacheu, na Guiné-Bissau.

A cerimónia de abertura contou com a participação do Diretor da COAJOQ, Eng.º Leandro Pinto Júnior, do Chefe de Cooperação e Programas União Europeia na Guiné-Bissau, Pablo Leunda Martiarena e do Administrador do Setor de Canchungo, Humberto Tavares, em representação da Governadora da Região Cacheu, Ana Paula Miranda.

Seguiu-se uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados pelo projeto, bem como sobre a criação da empresa Piu Piu Awara. Posteriormente, decorreu uma visita às instalações e ao centro de produção da empresa avícola e, por fim, foi oferecido um almoço com degustação do frango da Piu Piu Awara.

A empresa Piu Piu Awara registada oficialmente a 30 de maio de 2018 comercializa frangos e ovos ao consumidor final, bem como ao restaurante ou comerciante que o revende. A empresa desenvolveu a fileira avícola detendo galinhas poedeiras, incubadora, espaços de parqueamento adequados para os pintos de dia e uma capacidade instalada para criar 5.000 frangos ao mesmo tempo com sistema de água e luz automático com recurso a painéis solares. Melhorou o sistema de ração avícola para as três fases de desenvolvimento com recurso a insumos produzidos pelos camponeses nas áreas abrangidas pelo projeto.

Apresentação da empresa disponível aqui.

O projeto Nô Fia na Crias tem como principal objetivo contribuir para a segurança alimentar e nutricional ao encontro da soberania alimentar na região de Cacheu através do estabelecimento da fileira de produção avícola e caprina sustentável. É implementado pelo IMVF, pela COAJOQ e pela AD e cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.