Nô Fia Na Crias – Sistema Integrado Cooperativo e Comunitário de Produção Avícola, Caprina e Derivados para a Região de Cacheu

Guiné-Bissau, região de Cacheu, setores de Canchungo, Cacheu, Bigene, Calequisse, Caió e Bula

Este projeto visa contribuir para a segurança alimentar e nutricional na região de Cacheu, na Guiné-Bissau através do fornecimento de alimentos de fonte animal, com forte componente proteica, nomeadamente carne de frango, ovos, carne de cabra e derivados (queijo de cabra enquanto experiência piloto). A produção agropecuária, isto é, de pintos/frangos, rações (componente agrícola, pesca, outra), fornecimento de carne processada (limpa, embalada), produção de ovos e melhoria da produção caprina com a exploração de leite, contribuir para aumentar a disponibilidade no acesso a alimentos proteicos, diversificar a produção local, contribuindo para a soberania alimentar, bem como gerar rendimentos para os criadores e famílias de Cacheu.

 

BENEFICIÁRIOS:

Diretos: 150 mulheres criadoras de aves, 30 produtores de ração, 12 mulheres pontos focais do comércio frangos, 15 caprinocultores, 30 paraveterinários, 80 criadores/produtores sócios da cooperativa e 10 funcionários afetos à produção/processamento de aves, num total de 327 famílias, correspondentes a 2.289 pessoas.

Indiretos: 192.010 habitantes da região de Cacheu.

 

OBJETIVOS:

Geral: Contribuir para a segurança alimentar e nutricional ao encontro da soberania alimentar na região de Cacheu através do estabelecimento da fileira de produção avícola e caprina sustentável.

Específico: Desenvolver um sistema integrado cooperativo e comunitário de produção avícola, caprina e derivados para aumentar a disponibilidade e o acesso a fontes proteicas e contribuir para a melhoria das condições de vida dos criadores pecuários.

 

ATIVIDADES:

Resultado esperado 1: Sistema cooperativo e comunitário de produção de pintos e frangos sustentável constituído.
Atividade 1: Desenvolvimento da fileira de produção avícola cooperativa e comunitária.
 
Resultado esperado 2: Sistema de processamento e comercialização de frangos ao nível comunitário e regional operacionalizado.
Atividade 2: Construção de uma unidade de processamento de carne e circuitos comerciais.
 
Resultado esperado 3: Iniciativa piloto na produção caprina para exploração de produtos derivados desenvolvida.
Atividade 3: Constituição de 15 núcleos comunitários caprinos e unidade de leite.
 
Resultado esperado 4: Programa de informação comunitária e formação/reciclagem para a criadores e paraveterinários implementado.

Atividade 4: Rede de paraveterinários dinamizada e produção de meios de vulgarização/sensibilização para a criadores e comunidade geral.

PARCEIROS:

  • Cooperativa Agro-Pecuária de Jovens Quadros de Canchungo (COAJOQ);
  • Acção Para o Desenvolvimento (AD),
  • Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico CRL.

VÍDEO: