No dia 21 de novembro de 2018, Stefano Manservisi, Diretor-Geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, chegou ao município de La Montañita, departamento de Caquetá, para conhecer algumas das ações realizadas no âmbito do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, projeto implementado pelo IMVF em parceria com a Red Adelco, financiado pelo Fundo Europeu para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e em parceria com os municípios de El Paujil e La Montañita, bem como com o apoio da empresa portuguesa Mota Engil e da Sexta Divisão do Exército Nacional da Colômbia.

Stefano Manservisi pôde conhecer, pela mão de Federico Montes, líder do Espaço Territorial de Capacitação e Reincorporação (ETCR) de Água Bonita, as ações que os ex-combatentes estão a desenvolver no ETCR, de forma a constituírem-se como uma comunidade que, a partir de atividades produtivas, assegurem a sua reincorporação económica na sociedade, contribuindo desta forma para a consolidação da paz no departamento de Caquetá.

Federico Montes destacou que em Caquetá nem tudo é pecuária e, portanto, a partir do ETCR e com o apoio do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, numa primeira fase, estão a ser desenvolvidas atividades para gerar valor acrescentado na cadeia de produção de abacaxis, uma cultura implementada pelos ex-combatentes, cuja gestão que está a dar frutos. O espaço é o único produtor de abacaxi de Caquetá e, em breve, terá a maior descascadora de frutas do departamento. O líder do ETCR deu especial ênfase ao papel que as Forças Armadas estão a desempenhar nesse processo, e destacou em particular a gestão do brigadeiro-general Cesar Augusto Parra e da Sexta Divisão do Exército Nacional da Colômbia.

“O General calçou as botas da paz”, Federico Montes, Líder ETCR Agua Bonita. La Montañita, Caquetá

Tanto a União Europeia, representada por Stefano Manservisi e pela Embaixadora da Colômbia, Patricia Llombart, como o governo nacional da Colômbia, com a presença da Vice-Ministra dos Assuntos Multilaterais da Colômbia, Adriana Mejía, assumiram um compromisso total para continuarem a apoiar a implementação dos acordos de paz, e continuarem a contribuir e apostar na construção de tecido social.

“Continuem a fazer aquilo que vos motiva e apaixona e a cooperação continuará a estar aqui”, Eamon Gilmore, Enviado Especial da União Europeia para o processo de paz colombiano

Durante a visita, os membros da delegação tiveram a oportunidade de provar o abacaxi cultivado pelos ex-combatentes das FARC-EP, bem como conhecer os 3,1 hectares com aproximadamente 1.300 plantas do fruto que possuem atualmente, e ainda visitar a obra de construção da fábrica de polpa de frutas no ETCR.

A comitiva conheceu também as experiências produtivas da comunidade “Luz de la Esperanza”, lideradas pela Associação de Mulheres Rurais da Colômbia e Caquetá – Asmucoca, onde recentemente decorreu uma escola de campo de 4 dias sobre agricultura sintrópica, uma técnica de gestão que alia a produção à preservação do meio ambiente. Para além disso, a componente social do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá desempenha um papel essencial no fortalecimento de um coletivo com enfoque no género que agrega 97 mulheres. Aqui, o alcaide do município de La Montañita, José Leonel Guarnizo, recebeu o Diretor de Cooperação da Comissão Europeia e os restantes elementos da delegação, e agradeceu com palavras muito emocionadas o apoio e a contribuição atribuída pela UE, bem como a ajuda concedida pelo Governo de Portugal para o desenvolvimento do município.

Guarniz destacou a gestão que tem sido feita no quadro do projeto ao nível da adequação das vias de acesso entre as Veredas Semillas da Paz, Patagonia e Luz de La Esperanza realçando a reabilitação de uma ponte, intervenção que em muito contribui para o escoamento de produtos para o município.

“Muitos pensam que o município precisa de escolas, casas, mas não! Esta ponte é a porta que precisávamos para o desenvolvimento de La Montañita”, José Leonel Guarnizo, Alcaide de La Montañita, Caquetá

A visita da Delegação da União Europeia ao departamento de Caquetá foi acompanhada pelo Diretor da Agência Presidencial de Cooperação – APC Colômbia, pelo Diretora de Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Vice-Ministra dos Assuntos Multilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros, pela Embaixadora de Portugal na Colômbia; além de representantes do Fundo Europeu para a Paz na Colômbia, do Camões, I.P, da Agência de Reincorporação e Normalização, das autoridades locais, das Forças Militares, do IMVF, da Red Adelco e de jornalistas de diversas órgãos de comunicação social.