Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá

Colômbia: municípios de El Paujil e La Montañita (Departamento de Caquetá)

O projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” desenvolve-se no norte do Departamento de Caquetá, nos municípios rurais de La Montañita e El Paujil. Esta região faz parte do piemonte andino amazónico, um território com bastante biodiversidade, abundância de água e que tem sido historicamente afetado pela guerra, marginalização, exclusão e produção de substâncias de uso ilícito (especialmente cocaína).

Apesar do impacto do conflito armado dos últimos 50 anos, a região tem um grande potencial produtivo, sendo necessário promover as capacidades locais, através do estímulo da produção agrícola, numa lógica de preservação ambiental, inclusão social e promoção de uma cultura de paz e legalidade.

O IMVF coloca ao serviço deste projeto a sua experiência nas áreas do desenvolvimento rural e agricultura tropical, reabilitação/construção de infraestruturas sociais básicas, fortalecimento da sociedade civil e governos locais, assim como da agroindústria e associativismo. A Red Adelco, parceira local colombiana contribui com a sua experiência nacional na promoção do desenvolvimento económico local. Está prevista ainda a participação de empresas portuguesas dos setores das infraestruturas, serviços e grandes superfícies, que já têm presença na Colômbia, nomeadamente a Mota Engil e a Jerónimo Martins.

BENEFICIÁRIOS:

Diretos: 2.500 pessoas representadas em organizações de base produtiva e social, públicas e privadas

Indiretos: 1.500 pessoas

OBJETIVOS:

Geral: contribuir para o estabelecimento de uma paz estável e duradora na Colômbia, através do fortalecimento do desenvolvimento socioeconómico e ambiental dos territórios amazónicos no pós-conflito;

Específico: melhorar, em colaboração com o Governo colombiano, as entidades territoriais e as organizações sociais, a capacidade local para a produção, transformação e comercialização de cacau fino e aroma e produtos associados, de forma rentável e competitiva, em territórios afetados pelo conflito armado, numa lógica de conservação do meio ambiente, inclusão social e promoção de uma cultura de paz e legalidade.

RESULTADOS E ATIVIDADES:

Resultado Esperado 1: Modelo andino amazónico produtor de alimentos e resistente às alterações climáticas, orientado para a geração de rendimento das famílias, para a oferta de alternativas ao cultivo ilícito e proteção do ecossistema criado, em conjunto com as comunidades campesinas.

Atividade 1.1: Adaptação da técnica agrícola e pós-colheita de culturas já estabelecidas de cacau (industrial, fino e de aroma), café (enfâse em café especial), banana e cana de açúcar às alterações climáticas.

A1.2: Implementação e fortalecimento de modelos próprios de soberania alimentar para o abastecimento agroalimentar familiar e local (Despensa alimentaria do Norte de Caquetá), reconhecendo e impulsionando o contributo das mulheres rurais.

Resultado Esperado 2: Comercialização de cacau, café e cana de açúcar a nível local, nacional e internacional promovida, através da sua transformação agroindustrial e outros processos de agregação de valor.

A2.1: Transformação agroindustrial de cacau, café, banana e cana de açúcar.

A2.2: Promoção da comercialização de produtos agropecuários e transformados no mercado regional, nacional e internacional.

Resultado Esperado 3: Capacidades institucionais locais para o desenvolvimento rural e paz territorial nos municípios de El Paujil e La Montañita (departamento de Caquetá) reforçadas.

A3.1: Fortalecimento das capacidades institucionais dos governos municipais para o desenvolvimento e a paz.

A3.2: Promoção da geminação com municípios europeus e da ligação dos governos e instituições locais a redes internacionais de municípios e institutos de investigação.

Resultado Esperado 4: Organizações locais, em especial as lideradas por mulheres e organismos de ação comunitária para a inclusão e empoderamento, fortalecidas.

A4.1: Fortalecimentos das capacidades organizacionais, administrativas, técnicas, financeiras e sociais.

A4.2: Fortalecimento da participação do cidadão e envolvimento político.

Resultado Esperado 5: Meios de subsistência rurais fortalecidos, através da dotação de bens públicos adequados numa lógica comunitária.

A5.1: Reabilitação/adequação da pequena infraestrutura viária.

A5.2: Construção, reabilitação e/ou adequação da pequena infraestrutura produtiva e social.

PARCEIRO:

    • Red Adelco

 

NOTÍCIAS:

30/04/2019 Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá organiza expedição para promover conhecimentos sobre espécies de cacau nativas

02/04/2019 Atelier teórico-prático sobre Cacau de qualidade promovido pelo Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá

24/03/2019 IMVF condecorado com medalha de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Colômbia

20/03/2019 IMVF participa em almoço-debate organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana

12/03/2019 Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá promove Escola de Campo em Sistemas Agrosilvopastoris

11/03/2019 Conferência “As FA colombianas e a cooperação internacional no processo de construção da paz: os desafios ambientais na região amazónica colombiana”

08/03/2019 Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá organiza Escola de Campo em Agricultura Sintrópica para ex-combatentes das FARC-EP

01/03/2019 RTP acompanha missão do Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá

18/02/2019 Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá recebe apoio técnico do Instituto Superior de Agronomia

13/02/2019 Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá: Mota Engil apoia construção de troço viário

28/01/2019 Cooperação Portuguesa e Delegação da UE na Colômbia em visita ao projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá

26/11/2018 Visita de Stefano Manservisi, Diretor-Geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia ao projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá

20/11/2018 Diretor Geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia visita o Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá

14/11/2018 Projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” organizou Escola de Campo Agrícola

29/10/2018 Escola de Campo Agrícola “Produzir reflorestando”

28/10/2018 Congresso Internacional “Cacau de Qualidade e Agrosilvicultura

17/10/2018 1a newsletter do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz na Colômbia

22/06/2018 Projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” representado na Feira Internacional do Meio Ambiente de Bogotá

29/03/2018 Diário da missão de lançamento do projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá”, Colombia

19/03/2018 Lançamento oficial do projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” na Colômbia

14/03/2018 Portugal e União Europeia lançam o projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” na Colômbia