Realizam-se no próximo dia 1 de fevereiro de 2019, no Centro Cultural Português, em São Tomé, as Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia, integradas no projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade. Um evento que conta com o alto patrocínio da Cooperação Portuguesa e da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.

Estas jornadas assumem-se como um espaço de debate e partilha de experiências, este ano dedicadas ao tema “Patologia ORL na criança”. A Surdez – anátomo-fisiológica, diagnóstico e reabilitação, desenvolvimento da linguagem, otites, infeções respiratórias altas, roncopatia/apneia do sono e corpos estranhos vão ser alguns dos temas abordados neste encontro.

A sessão de abertura solene vai ser presidida pelo Prof. Doutor João Paço, diretor clínico do Hospital CUF Infante Santo, professor catedrático na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e chefe da missão de Otorrinolaringologia em São Tomé e Príncipe, que desde a primeira edição tem acompanhado e promovido estas jornadas, bem como por representantes do IMVF, pelo Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Gaspar da Silva, e pelo Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Edgar Neves.

As Jornadas Luso São-Tomenses de Otorrinolaringologia mantêm uma das suas principais características, ao serem o produto da convergência do trabalho de diversas instituições e patrocinadores. Além do alto patrocínio da Cooperação Portuguesa e da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, o patrocínio científico é assegurado pela Ordem dos Médicos Portuguesa, pelo Colégio da Especialidade de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos Portuguesa, pela Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e pela Academia CUF. Destaque ainda para os vários golden sponsors que apoiam este evento: a Academia CUF, o Hospital CUF Infante Santo – Grupo José Mello Saúde, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito da unidade curricular de Otorrinolaringologia, e o IMVF.

Este encontro enquadra-se na 27.ª missão da especialidade de Otorrinolaringologia a São Tomé e Príncipe, que vai decorrer entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019. Conheça o programa da 7.ª edição destas Jornadas aqui.