A equipa do programa “Linha da Frente” da RTP esteve, em fevereiro, na Colômbia a acompanhar a equipa do Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, no contexto de uma reportagem sobre a contribuição portuguesa para o processo de consolidação da paz na Colômbia.

Portugal é membro fundador do Fundo Fiduciário da União Europeia para a Colômbia, participando, através do IMVF e do Camões-ICL, no processo de consolidação da paz no país, pelo que se revela particularmente importante informar o público português sobre os avanços deste projeto. Assim, durante uma semana, uma jornalista e um repórter de imagem acompanharam a equipa do projeto nas várias atividades de implementação. Decorreram visitas aos beneficiários, atores locais e às infraestruturas das componentes produtiva e social do projeto. Procurou-se, assim, dar a conhecer, através dos testemunhos e da experiência da população local, os avanços concretizados no processo de consolidação da paz na Colômbia e os contributos do projeto para a região de Caquetá.

O Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, implementado pelo IMVF em parceria com o parceiro local, a Red Adelco, é financiado no âmbito do Fundo Fiduciário da União Europeia para a Colômbia. A ação desenvolve-se no norte do Departamento de Caquetá, nos municípios rurais de La Montañita e El Paujil, onde se procura contribuir para a consolidação da paz através da dinamização do potencial produtivo da região e da promoção das capacidades locais, estimulando a produção agrícola, numa lógica de preservação ambiental, inclusão social e promoção de uma cultura de paz e legalidade.

O programa será brevemente emitido.