Esta conferência vai ter lugar no dia 14 de março de 2019, às 15h, no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa) e terá como orador principal o Brigadeiro General César Augusto Parra León, antigo comandante da Sexta Divisão do Exército da Colômbia, que tem jurisdição nos departamentos de Putumayo, Caquetá e Amazonas, algumas das regiões mais afetadas pelo longo conflito com as FARC-EP e que chegou ao fim através do Acordo de Paz assinado em 2016. Atualmente é Chefe do Departamento de Planeamento e Transformação do Comando Geral das Forças Militares da Colômbia. 

A conferência, que decorre por ocasião da visita a Portugal do Brigadeiro General colombiano César Augusto Parra León, vai ser moderada pelo professor e investigador Filipe Vasconcelos Romão e contará com a participação de Vera Vasconcelos Abreu, em representação do IMVF, no âmbito do projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá”, o primeiro projeto da Cooperação Portuguesa e do IMVF na Colômbia, financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, pelo Camões, I.P. e por recursos provenientes das autoridades locais e de empresas portuguesas.

De salientar que a realização de trabalhos de melhoria infraestrutural de acessos viários é uma das componente fundamentais do projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá”, complementar à vertente produtiva. Recentemente foi concluída a primeira fase de reabilitação de um troço (1,2 km) de uma via de acesso à comunidade de Puente Albania, um município de Caquetá, possibilitando e dinamizado o escoamento de produtos agrícolas e a qualidade de vida dos habitantes. Essa melhoria foi possível graças à parceria estratégica do projeto com a empresa portuguesa Mota-Engil, que doou os materiais de construção, e à contribuição de mão-de-obra e maquinaria especializada cedida pelo Batalhão de Engenheiros do Exército Nacional, um exercício que mostra o compromisso do forças privadas e públicas com as comunidades locais.