Tukki wala tekki fii? Tekki Fii! (em wolof, uma das línguas da Gâmbia) significa Go abroad or make it here? Make it here!. É este o mote da campanha Tekki Fii que tem como intuito mostrar aos jovens da Gâmbia os benefícios de escolher ficar no seu país de origem.

O programa Building a Future: Make it in The Gambia é uma iniciativa do Governo da Gâmbia financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para África (EUTF para África), com o objetivo de aumentar as oportunidades económicas e sociais disponíveis para os jovens gambianos, especialmente nas áreas rurais do país.

O programa é implementado pelo International Trade Center (ITC), pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), pela Cooperação Portuguesa e pela Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel).

O IMVF assegura a implementação da componente do Programa atribuída à Cooperação Portuguesa – este é o primeiro projeto da Cooperação Portuguesa e do IMVF na Gâmbia -, em parceria com a Agency for the Development of Women & Children (ADWAC), a Alianza por la Solidaridad e a United Purpose. O objetivo é contribuir para a dinamização de cadeias de valor de agronegócio sustentáveis e promover o fortalecimento da coesão social através da atividade das organizações locais e da implementação de infraestruturas sociais /recreativas, com um enfoque no desporto.

A campanha Tekki Fii vai ser lançada através de um roadshow que, durante uma semana, irá percorrer as várias regiões da Gâmbia: 31 de março em Farafenni – NBR; 1 de abril em Basse – URR; 2 de abril em Brikama Ba – CRR South, 3 de abril em Kaur – CRR North; 4 de abril em Jarra Soma – LRR; 5 de abril em Brikama – West Coast, e terminará no domingo, dia 7 de abril, no Independence Stadium, em Bakau, que será o palco do lançamento oficial.

Este roadshow envolverá diálogos entre diferentes gerações em formato bantabas, feiras de competências, sessões de orientação sobre energia solar, construção, indústrias criativas, empreendedorismo e acesso às finanças, agronegócio, etc., atividades desportivas, tais como jogos de futebol, e concertos, reunindo músicos e comediantes de renome da Gâmbia, para aumentar a consciencialização em relação às oportunidades económicas disponíveis no país.

De salientar que, durante o roadshow, o IMVF e parceiros irão organizar jogos de futebol – femininos e masculinos – e dinamizar uma tenda de agro-negócio (The Farmer’s House), disponibilizando informações sobre as potencialidades do setor.