O Mercado Comunitário de Banta, no setor de Buba, na região de Quinara, na Guiné-Bissau foi inaugurado no dia 17 de junho de 2019, no quadro do projeto UE-ACTIVA | Eixo 1, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa e implementado pelo IMVF em parceria com a Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau – RESSAN-GB.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o Secretário Regional de Quinara, em representação da Governadora, o Administrador do Setor de Gabu, representantes das forças de segurança, das mulheres, dos vendedores, e o chefe e comité da tabanca. Em representação projeto esteve Leonor Queiroz e Mello, do IMVF e Celestino Sá, da RESSAN-GB.

Ao longo dos discursos foi agradecida a contribuição do projeto UE-ACTIVA | Eixo 1 e, principalmente, o esforço desenvolvido pelos jovens, sendo que não faltaram os pedidos para a reabilitação da estrada e o abastecimento de água.

A construção deste mercado surgiu na sequência de um pedido da Associação de Jovens de Banta, e insere-se numa intervenção mais alargada do projeto nesta tabanca, através da subvenção atribuída à DIVUTEC para a reabilitação das bolanhas de Gambil Balanta e Banta (1048 hectares).

O apoio do projeto consistiu no fornecimento de material (zinco, pregos, madeira, cimento, etc.), tendo a construção ficado a cargo da comunidade.

A Associação de Jovens será responsável pela gestão do mercado, tendo para o efeito já recebido formação por parte da equipa do projeto.

Este mercado faz parte de um conjunto de 5 mercados construídos no âmbito do projeto UE-ACTIVA | Eixo 1 e com os quais se pretende contribuir para a melhoria do escoamento dos produtos agrícolas e para a dinamização da economia local.

Spread the love