A União Europeia e os seus parceiros realizam um evento de apresentação da iniciativa Ianda Guiné! na próxima 5.ª feira, dia 4 de julho de 2019, a partir das 9h, no Hotel Hotel Azalai, em Bissau.

Trata-se da implementação efetiva do programa apresentado no ano passado chamado “Programa para a Resiliência e as Oportunidades socioeconómicas – ProGB” e que abrange áreas estratégicas para a melhoria das condições de vida da população guineense: saúde e nutrição; água e energia; agricultura e avicultura; estradas; apoio à sociedade civil.

Ianda Guiné! é o novo nome desta iniciativa de cooperação da União Europeia com o povo da Guiné Bissau, que pretende promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas.

No evento, será feita uma apresentação geral do Programa “Ianda Guiné!” e do Roteiro da União Europeia para um compromisso com a sociedade civil, pelo chefe da cooperação da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, Pablo Leunda Martiarena.

Seguir-se-à um espaço para perguntas e debate.

Posteriormente serão apresentadas as diferentes ações, em particular as que já iniciaram atividades, nomeadamente as relativas à agricultura (arroz de mangal), avicultura (galinhas e pintos) e ao apoio às organizações de cidadãos.

Ianda Guiné Djuntu! (sociedade civil) é a componente implementada pelo IMVF. O objetivo específico desta ação é reforçar a participação ativa e eficaz de coletivos de cidadãos organizados para a resolução dos seus problemas. Por um lado, disponibilizará um dispositivo permanente de âmbito nacional que financia, reforça estrategicamente e operacionalmente coletivos de cidadãos organizados para a resolução de problemas coletivos, e por outro lado, reforçará a comunicação, diálogo, partilha de conhecimentos e ligação em rede para a resolução de problemas coletivos.

No evento foi também apresentada a componente Ianda Guiné! Galinhas, na qual o projeto “Nó pui asas pa dizinvolvimentu: Promoção da Fileira Avícola na Guiné-Bissau” – Fase II se insere. Este projeto é implementado pela Mani Tese, em parceria com o IMVF, a ONG guineense Asas do Socorro, a Universidade de Turim e conta com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança como entidade associada. Este projeto tem como objetivo geral contribuir para a segurança alimentar e nutricional nas regiões-alvo, na Guiné-Bissau, e de forma específica contribuir para a estruturação da fileira avícola na Guiné-Bissau, promovendo oportunidades de desenvolvimento socioeconómico.

Spread the love