Na região de La Montañita, em Caquetá, na Colômbia, as más condições das estradas e vias de acesso representam um desafio diário para os habitantes de algumas aldeias. No caso da comunidade Semillas de Paz, esta situação é particularmente crítica. O mau estado de uma ponte de madeira na única via de acesso impossibilita a passagem de veículos, facto particularmente relevante visto que se tratam de comunidades agrícolas, dependentes da comercialização das suas produções. Na época das chuvas a situação agrava-se chegando muitas vezes a impedir as crianças de ir à escola, localizada numa aldeia vizinha.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá tem vindo a trabalhar nesta região, particularmente com a associação de mulheres ASMUCOCA (Asociación de Mujeres Rurales de Colombia y el Caquetá). Esta Associação de 180 mulheres aposta numa produção agrícola diversificada, assumindo um importante papel socioeconómico na comunidade. No quadro do Projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, tem-se procurado investir na capacitação destas mulheres em métodos agroecológicos, preservação florestal e aproveitamento e transformação de produtos não lenhosos do bosque, tendo sido realizada, na quinta pertencente a esta associação, a Escola de Campo Agrícola “Produzir Reflorestando”.

No quadro desta intervenção, e dado o contexto da área em questão, revelava-se urgente investir na reabilitação e reconstrução das vias de acesso às aldeias desta comunidade. Iniciou-se assim, com o apoio da população local, a construção de pontes e canais de escoamento de água que tornarão possível o acesso a estas aldeias, mesmo em época de chuvas. Em breve, a ASMUCOA poderá começar a escoar com mais facilidade os produtos resultantes do investimento e trabalho que as mulheres desta associação têm dedicado à sua quinta comunitária. Passará também a ser possível ver as lecheras, veículos que transportam o leite produzido por toda a região, passar na estrada que dá acesso a Semillas de Paz, permitindo escoar o leite que aí é produzido.

Importa ainda realçar a criação e formalização legal de um Comité Procarreteras, dedicado à gestão da rede viária que torna possível o acesso à comunidade Semillas de Paz. Este comité tem como objetivo garantir a sustentabilidade dos investimentos feitos, assegurando, a curto e longo prazo, a manutenção e melhoria das condições das estradas.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia

Spread the love