A inauguração do Mercado Comunitário e de duas Salas de Aula em Fajonquito, no setor de Contuboel, na região de Bafatá, na Guiné-Bissau, marcam o fim da construção de infraestruturas no quadro do projeto UE-ACTIVA | Eixo 1 – Governação Territorial, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa e implementado pelo IMVF em parceria com a Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau – RESSAN-GB.
No evento, que decorreu dia 26 de julho de 2019, estiveram presentes representantes das autoridades locais, como o Administrador do setor de Contuboel, Direção Regional da Agricultura e Direção Regional de Educação, das autoridades tradicionais e da comunidade, assim também a equipa de projeto.
O mercado é composto por um hangar com mesas e bancos com capacidade para cerca de 50 pessoas, 6 espaços “Cacifos” para a realização de pequenos negócios e uma latrina. Já as salas de aula têm capacidade para cerca de 30 crianças do Ensino Básico.
A construção das duas obras teve início em abril deste ano, e foi acompanhada pela formação de um Comité de Gestão do mercado, no qual se incluem a administração e a comunidade local.
Este é um dos 5 mercados construídos no âmbito do projeto e com os quais se pretende contribuir para a melhoria do escoamento dos produtos agrícolas e para a dinamização da economia local.
As salas de aula, para além das atividades escolares, poderão também apoiar as atividades de alfabetização dinamizadas pelo UE-ACTIVA | Eixo 3 – Intensificação e Valorização da Agricultura.
O projeto UE-ACTIVA | Eixo 1 – Governação Territorial decorre entre julho de 2015 e setembro de 2019 e tem como objetivos contribuir para a melhoria das condições económicas e sociais da população da Guiné-Bissau e, em particular, das regiões de Cacheu, Bafatá, Gabu, Quinara, e Tombali, e promover a melhoria da governação territorial nas regiões de Bafatá, Quinara e Tombali.