Nos dias 23 e 24 de julho, a equipa técnica responsável pela implementação da componente produtiva do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia e o Presidente do Comité de Cacaoteiros de Caquetá, deslocaram-se, ao Município de Planadas, no Departamento de Tolima, para participar em eventos de troca de conhecimentos e experiências e testemunhar o potencial da produção de cacau na transformação e desenvolvimento deste território.
Ao longo desta visita foi possível compreender a importância da produção de cacau para a prosperidade na transição pós-conflito no Departamento de Tolima. Este intercâmbio de conhecimentos e experiências, num território que foi afetado pelo conflito armado, permitiu identificar oportunidades e trajetórias a reproduzir em Caquetá.
Num atelier promovido pela Asociación de Produtores Ecológicos de Planadas Tolima (ASOPEP) foram abordados métodos e práticas agroecológicas com foco na qualidade dos solos e na produção e utilização de biofertilizantes e pesticidas naturais. Destacaram-se técnicas que procuram equilibrar a matéria orgânica, microorganismos e minerais presentes nos solos, potenciando a sua dinâmica e funcionalidade. Foram ainda abordados os princípios da cromatografia dos solos, método complementar à análise bioquímica convencional que permite avaliar a qualidade dos solos, com a vantagem de poder ser realizada pelos próprios agricultores, possibilitando um acompanhamento e monitorização da evolução da qualidade dos solos.
As aprendizagens adquiridas neste atelier revelam-se particularmente importantes no quadro do apoio prestado por esta equipa técnica aos produtores beneficiários do projeto na implementação de sistemas agroflorestais sustentáveis e da certificação biológica.
No dia 24 de julho, a equipa visitou a Expo Planados 2019, com o tema “Desenvolvimento Rural Integrado”. A passagem por vários stands presentes nesta feira permitiu ir mais longe na procura de parceiros comerciais, criando e fortalecendo oportunidades para o escoamento do cacau de Caquetá, cuja produção tem vindo a ser fortemente apoiada pelo projeto, na sua componente produtiva.
A equipa técnica do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é constituída por técnicos locais, da região de Caquetá. Esta é uma opção com enorme importância para a sustentabilidade do projeto, garantindo que os conhecimentos técnicos adquiridos neste intercâmbio e noutras iniciativas de capacitação promovidas ficarão em Caquetá, beneficiando os agricultores e a produção da região, mesmo após a conclusão do projeto. A presença do presidente do Comité de Cacaoteiros de Caquetá neste intercâmbio também representou uma enorme mais-valia, ao garantir a representação direta dos produtores caqueteños e a transmissão do exemplo de mudança testemunhado em Planadas Tolima.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.